Papa Leão XIV segue passos de Francisco e abre conta no Instagram; veja post
Pontífice já dá sinais de que pretende manter viva a herança comunicacional de seu antecessor

O papa Leão XIV estreou oficialmente nas redes sociais nesta terça-feira, 13, ao publicar sua primeira mensagem nos perfis papais do Instagram e da plataforma X (antigo Twitter). Segundo comunicado do Dicastério para a Comunicação, o novo pontífice decidiu manter presença ativa nas mídias sociais, como fizeram seus antecessores, Bento XVI e Francisco, dando continuidade ao fenômeno midiático que transformou a Santa Sé em um dos maiores cases de comunicação digital do mundo.
A postagem inaugural no Instagram traz imagens da primeira bênção “Urbi et Orbi” (“à cidade e ao mundo”) do novo papa, concedida logo após sua eleição na última quinta-feira 8. Na legenda, escreveu: “A paz esteja com todos vocês! Esta é a primeira saudação pronunciada por Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Gostaria que essa saudação de paz ressoasse em seus corações, em suas famílias e entre todos os povos, onde quer que estejam, em todas as nações e em todo o mundo.”
Ver essa foto no Instagram
Segundo o Dicastério para a Comunicação, a presença digital será mantida ativa, tanto no X (antigo Twitter), quanto no Instagram. No primeiro, o perfil @Pontifex, que soma mais de 52 milhões de seguidores em nove idiomas, continua sendo o canal principal do papado — agora sob a voz de Leão XIV. No Instagram, a conta do novo pontífice foi lançada como @Pontifex – Pope Leo XIV, tornando-se o novo espaço oficial no ecossistema Meta.
+ O milagre da comunicação: como o Vaticano virou um case de mídia global
Sob o comando de Francisco, o Vaticano ampliou exponencialmente seu alcance digital. A conta @Franciscus, agora mantida como arquivo comemorativo, reuniu mais de 10 milhões de seguidores e publicou cerca de 50 mil postagens durante o pontificado, com mensagens de paz, trechos de discursos e imagens dos eventos públicos do papa. Somente em 2020, esses conteúdos foram visualizados mais de 27 bilhões de vezes.
Mas o marco inicial da presença papal nas redes remonta a 2012, quando Bento XVI enviou o primeiro tuíte de um papa. “Queridos amigos, é com prazer que me comunico com vocês pelo Twitter. Obrigado por sua resposta generosa. Abençoo todos vocês de coração”, escreveu, então com 84 anos.