Papa Francisco pode fazer aparição pública neste domingo, diz Vaticano
Com estado de saúde estável, pontífice deve aparecer ao meio dia da janela do hospital onde está internado há mais de um mês para tratar uma pneumonia

O Vaticano informou neste sábado, 22, que o papa Francisco deve fazer uma aparição pública da janela do hospital onde está internado para tratar uma pneumonia há mais de um mês. A aparição deve acontecer no domingo, 23, depois do meio dia – às 8h no horário oficial de Brasília. Se o papa aparecer, será seu terceiro registro desde que iniciou o tratamento. Ele já enviou uma mensagem reproduzida na Praça São Pedro no dia 6 de março e apareceu em uma foto celebrando uma missa na capela do hospital, 10 dias depois.
O estado de saúde do papa Francisco permanece estável. De acordo com o boletim mais recente, divulgado na sexta, 21, ele segue com pequenas melhoras na mobilidade e na respiração. Francisco continua com terapia medicamentosa, fazendo fisioterapia respiratória e motora, além de manter sua rotina de oração e trabalho.
O pontífice não recebeu visitas nos últimos dias. Durante a noite, ele não tem mais usado ventilação mecânica com máscara, sendo assistido por oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais. Durante o dia, tem reduzido progressivamente o uso desse suporte. O próximo boletim médico está previsto para segunda-feira, 24.
Enquanto isso, fiéis continuam em oração por sua recuperação. Às 19h30 deste sábado (15h30 em Brasília), um rosário será rezado na Praça São Pedro, sob a condução de Monsenhor Giordano Piccinotti, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.
Mensagem aos peregrinos de Nápoles
Na manhã deste sábado, o Vaticano divulgou uma mensagem do papa aos participantes da Peregrinação Jubilar da Arquidiocese de Nápoles e de outras dioceses. O texto foi lido pelo Cardeal Domenico Battaglia, Arcebispo de Nápoles, durante missa na Praça São Pedro.
“Queridos irmãos e irmãs, agradeço de coração a todos que têm rezado por mim nestes dias. Sinto a força do seu carinho e da sua proximidade. Continuemos unidos na oração, confiando-nos à intercessão da Virgem Maria. O Senhor nos acompanha sempre, especialmente nos momentos de provação e fraqueza. Rezo por vocês e peço que continuem rezando por mim. Que Deus os abençoe”, diz o texto.