Papa “dormiu bem” durante a noite e agora está “descansando”, diz Vaticano
Segundo interlocutores ouvidos por VEJA, equipe médica que cuida do pontífice pode convocar uma coletiva de imprensa para amanhã

Mais uma noite de tranquilidade para o papa Francisco. O Vaticano informou, na manhã desta quinta-feira 27, que ele “dormiu bem durante a noite e agora está descansando”. Trata-se do quarto comunicado matutino consecutivo de tranquilidade desde que o pontífice foi internado no hospital público Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. Ainda segundo interlocutores ouvidos por VEJA, nesta sexta-feira, 28, pode ser convocada uma coletiva de imprensa com a equipe médica que acompanha Jorge Mario Bergoglio.
O comunicado emitido ontem à noite informou que as condições clínicas do pontífice mostraram uma “nova e leve melhora”. Uma tomografia computadorizada de tórax, feita na noite de terça-feira 25, apontou uma evolução normal da inflamação pulmonar, e uma leve insuficiência renal apresentada nos últimos dias foi resolvida. A condição não é mais crítica, embora o caso ainda seja de atenção, informaram fontes do Vaticano.
“Até hoje não apresentou nenhuma crise respiratória asmática. A fisioterapia respiratória continua”, diz o texto. Durante a manhã, Francisco recebeu a eucaristia antes de se dedicar às atividades de trabalho.
O tom do boletim segue o adotado em atualizações recentes, que ressaltaram que o papa está “estável” e sem episódios agudos respiratórios. Também foi informado a repórteres que o pontífice continua usando oxigênio, como VEJA reportou na véspera, mas nada permanente.