Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Papa diz que Kamala e Trump são ‘ambos contra a vida’

Sem mencionar nomes, Francisco condenou as posições dos candidatos à presidência dos EUA sobre imigração e aborto

Por Paula Freitas 13 set 2024, 19h07

Durante o voo de volta ao Vaticano nesta sexta-feira, 13, após uma maratona pela Ásia, o papa Francisco criticou as posturas dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris, sem mencioná-los diretamente.

Ao ser questionado sobre o conselho para um eleitor católico dos EUA enfrentando a escolha entre os candidatos, o líder da Igreja Católica chamou a atenção para o que considerou serem posições “contra a vida”.

Francisco destacou que “não acolher migrantes é um pecado”, já o aborto “é matar um ser um humano”, “é um assassinato”, disse. Apesar das críticas, o pontífice incentivou os católicos a exercerem seu direito ao voto, afirmando que “não votar é feio. Não é bom”. Ele orientou seus fiéis a escolherem o “menor dos males” nas eleições de 5 de novembro.

As observações do Papa Francisco se referiame às propostas dos candidatos presidenciais dos EUA: Trump prometeu uma repressão severa à imigração, incluindo a deportação de milhões de imigrantes, enquanto Harris, se eleita, apoiará esforços para restaurar federalmente o direito ao aborto, revogado pela Suprema Corte em 2022.

“Quem é o menor dos males, aquela senhora ou aquele cavalheiro? Não sei. Isso cabe à consciência de cada um”, concluiu Francisco.

Continua após a publicidade

As declarações foram feitas após uma viagem de 12 dias pelo Sudeste Asiático e Oceania, que incluiu paradas na Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura. Esta turnê foi uma das mais desafiadoras de seu papado, especialmente aos 87 anos e enfrentando problemas de saúde que exigem o uso de uma cadeira de rodas.

Nos Estados Unidos, cerca de 52 milhões dos aproximadamente 340 milhões de habitantes são católicos. Em estados-chave como Pensilvânia e Wisconsin, onde a preferência entre candidatos democratas e republicanos é incerta, mais de 20% dos adultos se declaram católicos. Desde as eleições de 2007, as prioridades políticas da Igreja Católica têm destacado a “ameaça do aborto” como uma preocupação principal para seus fiéis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.