Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa define data para canonizar João Paulo II e João XXIII

Os dois serão declarados santos em 27 de abril de 2014, comunicou Francisco; Bento XVI pode participar de cerimônia

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira que os beatos João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 27 de abril do próximo ano. A data foi divulgada em uma celebração do consistório, reunião do papa com cardeais que ocorre no Vaticano.

Em julho, Francisco havia confirmado que os dois papas seriam declarados santos após a Igreja ter reconhecido um segundo milagre atribuído a João Paulo II, que liderou os católicos por 27 anos até sua morte, em 2005, quando foi sucedido por Bento XVI. O canonização do papa polonês veio em tempo recorde, mas seguiu todos os passos prescritos pela Igreja.

João XXIII foi papa de 1958 a 1963, e seu pontificado foi marcado pela realização do Concílio Vaticano II, que buscou reformar a liturgia católica e estabeleceu novas diretrizes para a Igreja com o objetivo de aproximá-la mais dos fiéis.

Durante a celebração do consistório, o papa Francisco fez alusão, sempre em latim, às vidas de João Paulo II e de João XXIII – em seus seis meses de pontificado, ele se referiu várias vezes ao último, ressaltando a figura do “papa bom”.

O Vaticano indicou ainda que o papa emérito Bento XVI poderá participar, ao lado de Francisco, da cerimônia de canonização de João XXIII e João Paulo II.

“Não há motivo, seja doutrinário ou institucional, que o impeça de participar de uma cerimônia pública”, declarou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. “Não existe razão para excluir essa possibilidade.”

Em decisão inédita, Francisco surpreendeu a comunidade religiosa em 5 de julho, ao anunciar que proclamaria João XXIII santo sem esperar um segundo milagre. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que o papa não tem dúvidas de sua santidade.

(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)