Uma única palavra no túmulo: os pedidos de papa Francisco em seu testamento final
Vaticano divulga documento após confirmar causa de morte do pontífice

Depois de confirmar a causa de morte do papa Francisco, o Vaticano publicou, nesta segunda-feira, 21, o testamento do Santo Padre, em que detalhou seus últimos pedidos face sua partida. O principal destaque é a exigência de que seja sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior e que o túmulo deve estar na terra; “simples, sem decoração especial, e com a única inscrição: Francisco”.
Assim, ele deixa este plano da mesma forma que praticou seu papado: um líder da Igreja Católica pé no chão, coerente com a sua condição de jesuíta com votos de pobreza. Francisco dispensou a limusine blindada, preferindo veículos comuns, e passou o pontificado na residência de Santa Marta, um edifício mais simples do Vaticano. Durante o conclave que o elegeu, espantou a todos ao pagar pessoalmente a conta do hotel onde se hospedou (que pertencia à própria Igreja).
De acordo com o documento divulgado pelo Vaticano, ele deve ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior porque confiou sua vida e sacerdócio à mãe de Deus, Maria, e porque era para onde de dirigia para rezar “no início e no fim de cada Viagem Apostólica”.
Não existe um local específico para o enterramento de um papa, mas a tradição é que essa escolha seja por algum lugar perto do Vaticano. A Basílica de São Pedro é o local mais tradicional — as fontes variam, mas estima-se que mais de 140 papas falecidos (de um total de 265) estejam enterrados ali.
Também afirmou que seu túmulo deve ser simples e que as despesas com a preparação da sepultura serão cobertas com a quantia deixada por um benfeitor.
Leia a íntegra do testamento:
Segunda-feira, 21.04.2025
N. 0271
Publicação: Imediata
Resumo: Testamento do Santo Padre Francisco
Miserando atque Eligendo
Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o entardecer da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas no que diz respeito ao local da minha sepultura.
Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde eu me dirigia para rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, para confiar com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo cuidado materno e dócil.
Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, conforme indicado no anexo incluído.
O túmulo deve estar na terra; simples, sem decoração especial, e com a única inscrição: Francisco.
As despesas com a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia deixada por um benfeitor, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, conforme instruções que providenciei a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.
“Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim. O sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida, eu o ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.”
Santa Marta, 29 de junho de 2022
FRANCISCO