Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Orçamento de Trump prevê mais investimento militar e menos social

O projeto de orçamento divulgado pelo presidente dos EUA prevê cortes em importantes programas sociais e no Departamento de Estado

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h43 - Publicado em 16 mar 2017, 17h48

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta quinta-feira a primeira versão de seu projeto orçamentário para o país. A fim de compensar os aumentos nos gastos com armas, segurança nas fronteiras e outros instrumentos de defesa, o presidente americano propôs cortes em programas de assistência social e no Departamento de Estado.

Na administração Trump, a segurança aérea e naval americana, assim como a fiscalização das fronteiras e o controle da imigração são prioridades. Por outro lado, os Departamentos de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Saúde e Serviços Humanos, e Educação sofrerão cortes de mais de 10% em seus orçamentos caso a proposta seja aprovada. A Agência de Proteção Ambiental e o Departamento de Estado seriam os mais prejudicados, com cortes de 31,4% e 28,7%, respectivamente.

Trump pretende injetar mais 54 bilhões de dólares no orçamento destinado ao Ministério da Defesa americano para, entre outras coisas, ampliar a frota naval e de jatos dos EUA. Além disso, a proposta prevê a injeção de 314 milhões de dólares nas forças que controlam as fronteiras e a imigração e a privatização do sistema de controle aéreo do país, para modernizar o atual.

 

Cortes

Para o presidente americano, a Corporação de Serviços Legais do governo, que fornece auxílio judicial e advogados gratuitos a quase 2 milhões de pessoas ao ano, é dispensável. O plano de Trump é suspender totalmente o projeto que auxilia mulheres a conseguirem ordens de restrição contra parentes agressivos e cidadãos de baixa renda a contratarem advogados para problemas relacionados à habitação.

O magnata também quer eliminar um programa de assistência social que ajuda famílias carentes a arcar com suas contas de energia elétrica. Segundo a administração do projeto, mais de 7.500 casas na área rural de Massachusetts foram atendidas no último ano e o corte seria devastador para a região.

Continua após a publicidade

O plano orçamental de Trump deve ser aprovado pelo Congresso antes de entrar em vigor. A proposta pode sofrer alterações ao longo do processo, mas representa um esboço das prioridades da administração e da visão do novo presidente para o país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.