Número de mortos por coronavírus na China sobe para 17
Quantidade de casos confirmados sobe para 444; OMS se reúne hoje para decidir se surto é 'emergência de saúde pública de interesse internacional'
Subiu para dezessete o número de mortos na China pelo surto de uma variante do coronavírus, informou nesta quarta-feira, 22, a televisão estatal do país. O último balanço registrava nove óbitos. O número oficial de infectados foi para 444.
Especialistas da Organização Mundial da Saúde se reunirão nesta quarta-feira para decidir se o surto será considerado uma “emergência de saúde pública de interesse internacional”, rótulo dado a “eventos sérios de saúde pública que ameaçam a saúde pública internacional” e “potencialmente exigem uma resposta internacional coordenada”.
Na terça-feira 21, um homem foi diagnosticado com a doença em Washington, a capital dos Estados Unidos. Casos do vírus também foram registrados na Coreia do Sul, na Tailândia e no Japão. Há também casos suspeitos nas Filipinas, na Austrália e no México. Dentro da China, também já foi confirmado o primeiro contágio em Hong Kong.
Há a possibilidade de que o vírus cause uma pandemia. Os governos de diversos países, que esperam receber milhares de chineses nos próximos dias por causa do feriado de Ano Novo Lunar, começaram a preparar seus aeroportos e aumentar sua fiscalização, procurando sintomas como febre e tosse.
O surto começou em um mercado de peixes na cidade de Wuhan e, na terça-feira, o governo chinês confirmou que o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa pelo ar. Inicialmente, pensava-se que o contágio acontecia apenas através de animais infectados.
(Com Reuters)