‘Nossa nova era Carolina’: Charles III fará discurso à nação pela 1ª vez
O rei da Inglaterra está a caminho de Londres, com sua rainha consorte Camilla, e deve se dirigir à nação às 18h (14h de Brasília)
O rei Charles III vai se dirigir à nação pela primeira vez como soberano nesta sexta-feira, 9, às 18h (horário do Reino Unido, 14h de Brasília), após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
A monarca com o reinado mais longo da Inglaterra morreu pacificamente, cercada por sua família, em Balmoral, na Escócia, na quinta-feira 8. O rei está a caminho de Londres, onde também deve se encontrar com a primeira-ministra, Liz Truss, mais tarde.
Em discurso à Câmara dos Comuns, Truss disse nesta sexta que conversou com Charles logo após o anúncio da morte da rainha.
“Mesmo enquanto ele está de luto, seu senso de dever é claro”, disse Truss. “Ele já deu uma contribuição profunda por meio de seu trabalho em conservação, educação e sua incansável diplomacia.”
Truss continuou: “O povo britânico, a Commonwealth e todos nós nesta Câmara o apoiaremos enquanto ele leva nosso país a uma nova era de esperança e progresso: nossa nova era Carolina”.
+ O nobre legado de Elizabeth II
Saudações de armas e sinos das igrejas vão prestar homenagem ao reinado elizabetano. Membros do público viajaram para deixar flores e mensagens de agradecimento à rainha e à família real, e bandeiras estão voando a meio mastro.
No fim do dia, haverá um memorial na Catedral de St. Paul’s às 18h (horário do Reino Unido), com a presença de Truss e outros ministros seniores. O evento será aberto ao público, com 2.000 ingressos por ordem de chegada.
Os jogos da Premier League, a primeira divisão do futebol inglês, foram adiados como um sinal de respeito.
+ A monarquia britânica tem futuro? A maioria dos fatores joga contra
Nesta sexta-feira, o Palácio de Buckingham divulgou alguns detalhes dos planos para os próximos dias. O rei Charles III declarou um período de luto real por sete dias após o funeral de sua mãe – a data do funeral ainda não foi revelada, mas a previsão é que seja nas próximas duas semanas.
Antes disso, o caixão da rainha ficará em repouso em Edimburgo por 24 horas nos próximos dias, e depois será levado para Londres. Enquanto estiver em Westminster, o caixão vai repousar em uma plataforma elevada e a população vai poder prestar seus respeitos.
O governo publicou orientações para o período de luto nacional, até o dia do funeral da rainha, que lista:
- Não há obrigação das empresas de suspender negócios;
- Os serviços públicos funcionarão normalmente, embora possa haver algumas alterações na disponibilidade;
- Não há necessidade de cancelar ou adiar eventos e jogos esportivos ou fechar locais de entretenimento;
- Museus públicos, galerias ou locais semelhantes não são obrigados a fechar.