Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

No G20, chanceler sul-africana diz apoiar ‘completamente’ plano brasileiro

Discurso foi feito a portas fechadas na quarta-feira

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 17h05 - Publicado em 22 fev 2024, 10h25

Em discurso no primeiro dia da reunião dos ministros das Relações Exteriores dos membros do G20, na quarta-feira, 21, a chanceler sul-africana, Naledi Pandor, ressaltou que a África do Sul “apoia completamente” o foco da Presidência brasileira no bloco, dizendo ser “muito apropriado para nosso mundo aflito”, de acordo com uma cópia do documento vista por VEJA.

+ Vieira no G20: inaceitável que diferenças sejam resolvidas por via militar

Apenas a fala de abertura do evento, feita pelo chanceler Mauro Vieira, foi transmitida. O resto do encontro, que segue nesta quinta-feira, foi feito a portas fechadas.

O evento o Rio de Janeiro é o primeiro da inédita presidência brasileira do bloco que reúne as maiores economias do mundo, posto rotativo que ocupa desde dezembro do ano passado. Sob comando de Vieira, o Brasil traçou três tópicos centrais que pretende seguir:

  1. Inclusão social e combate à fome e à pobreza;
  2. Promoção do desenvolvimento sustentável, considerando-se seus 3 pilares: social, econômico e ambiental;
  3. Reforma das instituições da governança global”.

Ao longo de sua fala aos líderes presentes, Pandor ressaltou que o G20 “foi concebido para reunir governos para trabalharem juntos em cooperações estratégicas para criar uma plataforma ou prática global que ajudaria países em desenvolvimento a superarem a pobreza, desigualdade e insegurança”.

Continua após a publicidade

“Maior financiamento e apoio ao desenvolvimento poderiam ser garantidos através de apoio para deter fluxos financeiros ilícitos de e entre países africanos. Dado o impacto sobre o desenvolvimento, as finanças ilícitas alimentam a corrupção, prejudicam o Estado de direito a estabilidade dos mercados, mas pouco tem sido feito para resolver esta questão”, disse.

O G20

Além do Brasil, compõem o G20 a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além dos blocos União Africana e União Europeia. Juntos, representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população do planeta.

O encontro no Rio também contará com a presença de enviados de países convidados: Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal, Singapura, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Mais de 10 entidades também receberam convite, como as Nações Unidas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.