Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Netanyahu autorizou ataques com pagers explosivos contra o Hezbollah, diz Israel

Autoria da operação que matou 39 pessoas e feriu mais de 3.400 ainda não havia sido reivindicada, apesar das acusações da milícia libanesa contra Tel Aviv

Por Da Redação Atualizado em 11 nov 2024, 08h36 - Publicado em 11 nov 2024, 08h34

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, autorizou os ataques com pagers e walkie-talkies explosivos contra agentes do Hezbollah dentro do Líbano e da Síria. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 11, por Omer Dostri, porta-voz do gabinete do premiê, segundo a agência de notícias Reuters.

A mídia israelense informou também que Netanyahu assumiu a responsabilidade pelo ataque durante uma reunião de gabinete, dizendo aos ministros que altos funcionários da defesa e figuras políticas se opunham a esse tipo de investida, mas que ele decidiu prosseguir com a operação.

Ataque em grande escala

Em 17 de setembro, milhares de pagers usados pelos membros da milícia libanesa – que evitavam celulares para driblar a vigilância israelense –explodiram simultaneamente, matando dezenas e ferindo milhares de pessoas.

No total, o ataque com os pagers e, no dia seguinte, uma outra onda de explosões que detonou walkie-talkies do Hezbollah mataram 39 pessoas e feriram mais de 3.400. Entre as vítimas levadas às pressas para o hospital, muitas ficaram com ferimentos nos olhos, dedos faltando ou buracos profundos na região do abdômen, devido à proximidade dos dispositivos no momento dos ataques.

O Hezbollah ficou debilitado após a ofensiva, mas as explosões também prejudicaram milhares de civis, suscitando condenações das Nações Unidas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.