‘Nele somos um’: Vaticano revela brasão, lema e assinatura escolhidos por Leão XIV
Tradicionais símbolos papais trazem referências diretas a Santo Agostinho, ordem a que o novo pontífice é ligado

O Vaticano divulgou neste sábado 10, dois dias depois da eleição do novo papa, a primeira foto oficial de Leão XIV, em que, além dos tradicionais adornos da estola cerimonal e da capa vermelha, a “mozeta” com que já havia vindo a público em sua primeira aparição oficial na quinta-feira, é possível ver também a assinatura adotada por ele. Ao pé da imagem lê-se “Leonne PP XIV”. O PP, uma tradicional abreviatura papal, significa “Pastor Pastorum”, ou “Pastor dos Pastores”.
Também foi divulgado o brasão e, com ele, o lema escolhido pelo americano de 69 anos Robert Francis Prevost para acompanhá-lo em seu papado, ambos ligados à ordem agostiniana a que Leão XIV é ligado. As imagens e os detalhes sobre seus significados sofram publicados na manhã deste domingo nos canais oficiais de notícias e das redes sociais do Vaticano.
Lo stemma ufficiale del Santo Padre Leone XIV pic.twitter.com/gmHOSEoj96
— Segreteria di Stato della Santa Sede (@TerzaLoggia) May 10, 2025
O mote cravado no brasão diz “In Illo uno unum”, o que, do latim, significa “Em Um” ou “Nele [Cristo] somos um”. A frase foi retirada, explica a Santa Sé em seu comunicado, da exposição de Santo Agostinho ao Salmo 127, em que ele diz que “embora nós, cristãos, sejamos muitos, em Cristo somos apenas um”.
O brasão, por sua vez, também traz símbolos importantes dos agostinianos. O escudo central, divido em duas partes, tem, no pedaço superior, um lírio branco sob um fundo azul e, na metade inferior, a ilustração de um livro fechado com um coração transpassado por uma flecha. Trata-se, explicou o Vaticano, de outra imagem tradicional ligada à ordem de Santo Agostinho e uma referência direta à conversão do santo, que descreveu sua experiência com a frase “transpassaste meu coração com tua Palavra” (“Vulnerasti cor meum verbo tuo”, em latim).
“A unidade e a comunhão fazem realmente parte do carisma da Ordem de Santo Agostinho, e também da minha maneira de agir e pensar”, disse o então cardeal Prevost sobre o significado de seu lema episcopal em uma entrevista de 2023 ao Vatican News, canal oficial de notícias da Igreja Católica. “Acredito que é muito importante promover a comunhão na Igreja e, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental.”
