Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Na semana da posse de Joe Biden, o Parler aparentemente está de volta

Depois de ser banida da Amazon e de ter seu aplicativo retirado do Google e da Apple, a rede social de direita parece estar retornando por outro servidor

Por Redação Atualizado em 17 jan 2021, 22h13 - Publicado em 17 jan 2021, 21h56

A rede social mais controversa do momento parece estar retornando uma semana depois de ter sido banida do serviço de internet da Amazon e de ter seu aplicativo retirado tanto do Google quanto da Apple. A notícia foi dada pelo próprio CEO do Parler, John Matze, neste domingo. A rede social tem perfil de direita e a maioria de seus usuários apoia Donald Trump, que deixará o cargo em 20 de janeiro, dia da cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Amazon, Google e Apple alegam que irão banir qualquer rede social ou veículo que esteja insuflando tumultos como aquele que resultou na invasão do Capitólio, o parlamento americano, na capital Washington, no último dia 6.

A iniciativa das três big techs americanas não passou incólume: defensores da liberdade de expressão afirmam que as empresas que controlam a internet, incluindo também o Facebook, estariam cerceando o direito de livre trânsito de ideias dos conservadores, tema abordado por VEJA nesta semana.

O Parler estaria sendo hospeado agora pelo provedor de serviços de internet Epik, cujo perfil estaria associado à extrema-direita nos Estados Unidos. A Epik, entretanto, não confirma a informação.

A rede social ainda enfrenta outros problemas, como a perda de patrocinadores e anunciantes, que também a acusam de incentivar a invasão em Washington. Outros provedores nos Estados Unidos seguiram a decisão da Amazon, que está sendo processada por atitude arbitrária e formação de cartel.

Continua após a publicidade

Em mensagem aos usuários, Matze disse que iria “resolver qualquer desafio que se impõe e que planeja dar as boas-vindas a todos em breve”.  Apesar de não dizer quando esse “breve” seria, o Parler pode estar de volta antes ou no dia da posse de Biden, fazendo escalar a tensão que já está nas alturas nos Estados Unidos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.