Milei sofre derrota com pacote de reformas, que voltará às comissões
Após vários artigos do projeto serem derrubados, deputado governista pediu que todo o projeto fosse devolvido
O governo de Javier Milei sofreu um grande revés nesta terça, 6, na Câmara dos Deputados da Argentina durante a tramitação da Lei Omnibus (“para todos”, em latim), que vai voltar ao estágio anterior, a de discussão em comissões.
O projeto estava sendo analisado artigo a artigo na Casa — e o governo sofreu várias derrotas em pontos importantes da proposta de reforma. Diante desse cenário, o deputado governista Oscar Zago, pediu que todo o projeto fosse devolvido.
Com isso, o projeto volta à origem: o que vai voltar ao debate é a proposta inicial de Milei, enviada em dezembro. Todas as modificações foram feitas ao longo das discussões, concessões do governo para que o projeto fosse aprovado na Câmara, serão descartadas.
Mais de 200 dos 664 artigos do pacote já haviam sofrido alterações quando o projeto passou pela Câmara, na semana passada. O texto original conferia pontos polêmicos, entre eles um em que o presidente poderia passar todo o mandato tendo o direito a legislar com prerrogativas excepcionais.