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Meghan Markle volta a usar título da nobreza e é acusada de violar acordo com a rainha

Porta-voz do casal afirma que envio de cartão com a assinatura 'Sua Alteza Real' foi um gesto privado e não quebra protocolo

Por Júlia Sofia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 abr 2025, 15h56 - Publicado em 29 abr 2025, 15h50

Meghan Markle voltou a ser alvo de críticas após a divulgação de uma imagem em que assina como “Sua Alteza Real” (HRH, na sigla em inglês) um cartão enviado junto a uma cesta de presentes à empresária americana Jamie Kern Lima, CEO da IT Cosmetics. A foto do bilhete foi publicada nas redes sociais nesta terça-feira, 29, junto com um episódio do podcast de Jamie, no qual ela conta que recebeu o presente com sorvete e geleia caseira da própria Duquesa de Sussex – à frente de um reality show de culinária e wellness qualificado de insípido pela crítica, ela acaba de lançar uma muito prometida marca de produtos orgânicos.

O gesto foi considerado por críticos como uma quebra informal do acordo feito com a falecida rainha Elizabeth II, em 2020, quando Meghan e seu marido, o príncipe Harry, deixaram suas funções como membros da família real britânica e concordaram em não usar o título de forma pública. Oficialmente, nem Elizabeth nem seu herdeiro, o rei Charles III, removeram os títulos do casal, mas seria mal visto se os usassem após se mudarem do Reino Unido para viver nos Estados Unidos, onde iniciaram projetos independentes.

Segundo fontes próximas aos Sussex, o cartão com a assinatura “HRH” foi usado apenas em um contexto privado e enviado há mais de um ano, sem relação com projetos comerciais.

Jamie Kern Lima, em seu podcast, afirmou que recebeu a cesta de Meghan em um momento difícil, e destacou o gesto como um sinal de generosidade. A duquesa também participou do episódio e comentou sobre sua relação com Harry. “Logo no início, enfrentamos muita coisa juntos. Agora, sete anos depois, conseguimos respirar. Parece até uma lua de mel”, disse.

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A aparição do cartão gerou questionamentos porque Meghan tem investido em novos empreendimentos – depois de séries autobiográficas na Netflix, veio o programa de culinária e a linha de produtos gourmet –, que além de pretender um “rebranding”, afastando sua imagem das picuinhas do palácio, não poderiam estar associados com a realeza. A equipe dela, no entanto, afirma que o título não é usado em nenhuma dessas iniciativas e que o cartão em questão foi enviado no ano passado, antes do lançamento da marca de alimentos e lifestyle As Ever, em março deste ano.

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