MBS: ‘Não ligo’ para queixas de usar esportes para reparar imagem saudita
Criticado por violar direitos humanos, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, fez uma série de investimentos em futebol, golfe, F1 e boxe
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, o MBS, disse nesta sexta-feira, 22, que não se importa com alegações de que ele estaria tentando usar o mundo dos esporte para melhorar a reputação do país. Segundo ele, o governo vai continuar financiando esportes se isso aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do reino.
A Arábia Saudita fez uma série de investimentos maciços no futebol, no golfe, na Fórmula 1, no boxe e no tênis nos últimos anos através do seu Fundo Soberano, que é presidido pelo príncipe herdeiro, o governante de facto do país desde 2015. A alegação é de que o reino faz uso desses esportes para reparar reputação manchada no exterior, fenômeno que também é conhecido pelo anglicismo “sportswashing”.
“Se o sportswashing vai aumentar meu PIB em 1%, então continuaremos fazendo sportswashing”, disse o príncipe herdeiro à emissora americana Fox News.
Críticos acusam a Arábia Saudita de usar o mundo dos esportes – e sua riqueza – como cortina de fumaça para encobrir seu histórico de direitos humanos. A nação no Golfo Pérsico nega acusações de violações e diz que protege a sua segurança nacional através das duras leis.
+ Twitter é acusado de ajudar Arábia Saudita a violar direitos humanos
As acusações não parecem incomodar o príncipe herdeiro. Quando questionado sobre a prática, ele enfatizou o crescimento econômico do país.
“Não me importa. Tenho um crescimento do PIB proveniente do esporte de 1% e pretendo outros 1,5%. Chame do que quiser, mas vamos obter os outros 1,5%”, afirmou MBS.
O Fundo de Riqueza Pública da Arábia Saudita possui uma participação de 80% no Newcastle United, clube da Premier League, e financiou o LIV Golf, que recrutou jogadores de alto nível da Europa antes de anunciar um acordo para fundir e formar uma entidade comercial unificada. Também assumiu uma participação majoritária em quatro dos principais clubes de futebol do país em junho.
O reino sedia um Grande Prêmio de Fórmula 1 desde 2021 e também realizou lutas pelo título mundial de boxe. Ainda este ano, é esperado que um evento de tênis profissional também aconteça pela primeira vez no país.