Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Mais um massacre nos Estados Unidos. Até quando?

Robert Crimo III, 21 anos, matou sete pessoas e feriu mais de trinta antes de abandonar a arma e fugir, no feriadão de 4 de julho

Por Camille Mello Atualizado em 4 jun 2024, 11h29 - Publicado em 8 jul 2022, 06h00

Todo ano é igual: no feriadão de 4 de julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos, tem churrasco, fogos de artifício ao anoitecer e paradas ao longo do dia, tudo visto e aplaudido por jovens, idosos e crianças agitando bandeirinhas. Não foi difícil, portanto, para Robert Crimo III, 21 anos, planejar seu massacre particular. Vestido de mulher para facilitar a fuga, ele se postou no topo de um prédio de Highland Park, subúrbio afluente de Chicago, apontou para baixo o rifle recém-comprado e atirou a esmo. Matou sete pessoas e feriu mais de trinta antes de abandonar a arma e fugir, deixando para trás o cenário desolador de sangue, destruição, objetos abandonados e carrinhos de bebê virados na correria. O governador de Illinois, J.B. Pritzker, lamentou a repetição “desta praga exclusivamente americana”, que ganhou nuance perturbadora: seis dos nove tiroteios mais mortíferos no país desde 2018 foram cometidos por pessoas com 21 anos ou menos. Assim como o atirador de Highland Park, o jovem acusado do ataque em Buffalo, no estado de Nova York, que deixou dez mortos, e o autor da horripilante matança de dezenove crianças em uma escola de Uvalde, no Texas, compraram suas armas sem obstáculos logo após completar 18 anos. Identificado e preso, Crimo confessou a barbárie. “Este país precisa conversar sobre as ocorrências semanais que envolvem a morte de dezenas de pessoas por armas compradas legalmente”, disse a prefeita de Highland Park, Nancy Rotering. Até quando os Estados Unidos fecharão os ouvidos à voz da razão?

Publicado em VEJA de 13 de julho de 2022, edição nº 2797

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.