Pesquisa: 55% dos americanos apoiam deportar todos os imigrantes ilegais
Levantamento foi divulgado neste sábado pelo jornal The New York Times

Ao longo da campanha, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu deportar os imigrantes ilegais do país, operação que deverá começar já na terça-feira, 21, um dia após a posse do republicano.
Divulgada neste sábado, 18, pelo jornal The New York Times, uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos entre os dias 2 e 10 de janeiro com 2.128 entrevistados apontou que 55% da população americana apoia a decisão de Trump. Outros 42% são contra e 3% se recusaram a responder.
Questionados sobre a política de deportação em massa de imigrantes ilegais que tenham antecedentes criminais, 87% dos respondentes foram favoráveis, 10% contrários e 3% não responderam.
Instados a dizer qual posição está mais próxima da sua visão, 56% dos entrevistados disseram achar que os imigrantes hoje fortalecem os Estados Unidos por conta do seu trabalho duro e talentos, enquanto 41% os consideram um fardo para o país, por tomar empregos, moradias e o sistema de saúde.
Dentre os que se identificam como republicanos, a proporção se inverte (68% a 30%). Já entre democratas, é de 82% a 17%.
Os resultados apontam ainda que 56% dos americanos creditam ao movimento migratório entre a fronteira do México e dos Estados Unidos o aumento da criminalidade no país — taxa que sobe para 83% considerando apenas os que se disseram republicanos.