Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maior traficante do México foge da prisão pela 2ª vez

Joaquín Guzmán, conhecido como 'El Chapo', lidera o cartel de Sinaloa, um dos mais poderosos do país

Chefe de um dos cartéis mais poderosos e violentos do mundo, o traficante Joaquín Guzmán, conhecido como ‘El Chapo’ fugiu na noite deste sábado da prisão federal de Altiplano, no México, onde estava desde fevereiro de 2014. É a segunda vez que o líder do cartel de Sinaloa escapa da cadeia.

Em comunicado, a Comissão Nacional de Segurança do México informa que o traficante fugiu às 20h52 de sábado. Ele foi visto pela última vez quando ia ao banheiro. Quando perceberam que o criminoso já não estava na cela, agentes de segurança emitiram um alerta e teve início a caçada por Guzmán.

A prisão de Altiplano fica localizada em Almoloya de Juárez, no Estado do México, a 25 quilômetros de Toluca, capital estadual, e a cerca de 90 quilômetros da Cidade do México.

Nascido em 1957, Guzmán começou sua carreira criminosa nos anos 80, como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção em 1989 o levou a fundar sua própria quadrilha em Sinaloa, seu estado natal. Em 1993 ele foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México. Em 19 de janeiro de 2001, com a ajuda de funcionários da penitenciária, fugiu da cadeia de Puente Grande a bordo de um caminhão de limpeza.

Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

(Com agência EFE)