Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maior refinaria privada da Índia retoma importação de petróleo venezuelano

Companhia indiana alega que o negócio é 'compatível' com as exigência dos Estados Unidos e não estará sujeito a sanções

Por Da Redação
Atualizado em 15 out 2019, 14h56 - Publicado em 15 out 2019, 14h48

Após quatro meses de paralisação, as importações de petróleo bruto da Venezuela pela companhia indiana Reliance Industries serão retomadas até o final de outubro, supostamente sem infringir as sanções impostas pelos Estados Unidos contra a ditadura de Nicolás Maduro.

A Reliance detém o maior complexo de refinação de petróleo no mundo, o Jamnager, no estado indiano de Gujarat. Sua capacidade de refino supera 660.000 barris por dia. Em março passado, quando Washington pressionou as empresas não americanas a cortar relações comerciais com os venezuelanos, a empresa tinha sido forçada a suspender suas importações desse país.

De acordo com um representante da companhia, a Índia estaria exportando à Venezuela combustíveis permitidos pelas sanções americanas, como o diesel. Isso permitiria a “retomada das importações de petróleo bruto”. A troca comercial seria “compatível com as sanções americanas porque importar petróleo bruto em troca de produtos autorizados é permitido”.

No total, as empresas da Índia compraram 22% do petróleo venezuelano em 2017, atrás dos Estados Unidos (41%) e da China (25%), segundo a agência de energia americana. Em setembro, de acordo com dados da PDVSA, a estatal petrolífera da Venezuela, sua produção foi de 749.000 barris por dia, quase um quinto a menos do que no mês anterior.

O petróleo é responsável por 96% da arrecadação venezuelana, mas a produção está atualmente nos piores níveis dos últimos 30 anos. Há uma década, antes da crise política e econômica que assola o país, a Venezuela explorava 3,2 milhões de barris por dia.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.