Macron vira meme na França às vésperas de debate sobre inteligência artificial
Presidente francês se diverte com vídeo fake atribuído a ele

O presidente da França, Emmanuel Macron, se divertiu com vídeo elaborado por inteligência artificial em que o rosto dele é inserido em situações jocosas de filmes, séries e até mesmo em pistas de dança. Macron compartilhou as montagens em suas redes sociais e escreveu que o material “foi bem feito”. Em recortes reais ao longo do vídeo fake, o presidente brincou dizendo que era ele mesmo nas montagens e aproveitou para fazer um alerta e divulgar um evento sobre inteligência artificial na França.
“Falando sério, com inteligência artificial, podemos fazer coisas muito grandes: mudar a saúde, a energia, a vida em nossa sociedade. A França e a Europa devem estar no centro desta revolução para aproveitar todas as oportunidades e também para levar adiante os nossos princípios, aquilo em que acreditamos. Este é o objetivo desta cúpula”, disse Macron.
A França vai sediar entre os dias 10 e 11 de fevereiro uma cúpula global sobre inteligência artificial. O vice-presidente americano J.D. Vance, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o vice-primeiro-ministro chinês Zhang Guoqing, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o primeiro-ministro alemão Olaf Scholz, são algumas das autoridades confirmadas. O objetivo da França é que o maior número de participantes se declare a favor de uma governança global da inteligência artificial e assuma compromissos para uma IA sustentável.
Representantes da iniciativa privada, com o CEO da gigante OpenAI, Sam Altman, e o da francesa Mistral AI, Arthur Mensch, também confirmaram presença na cúpula. Os representantes das esferas público e privada devem redigir um comunicado conjunto ao fim dos debates, nos moldes da carta divulgada pelo G20 durante as reuniões no Rio de Janeiro no último mês de novembro.
Assista ao vídeo:
Bien joué… pic.twitter.com/zthA2zIBja
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) February 9, 2025