Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula marca encontro com principal autoridade do governo dos EUA no Brasil

A informação, divulgada primeiro pela CNN, foi confirmada pela embaixada dos EUA e pela campanha do candidato à Presidência

Por Da Redação
Atualizado em 20 set 2022, 17h14 - Publicado em 20 set 2022, 16h05

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um encontro agendado para esta quarta-feira, 21, com o principal representante dos Estados Unidos no Brasil.

A VEJA, a embaixada dos Estados Unidos afirmou que o encontro não será propriamente com o Departamento de Estado. “A reunião acontecerá no Brasil com o encarregado de negócios da embaixada e consulados dos Estados Unidos, Douglas Koneff”, disse em comunicado.

Koneff é a principal autoridade do governo americano no Brasil, já que o cargo de embaixador está vago.

“Como prática, diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço para encontrar com todos os principais candidatos presidenciais das eleições de outubro”, completou.

A informação, divulgada primeiro pela CNN, foi confirmada também por fontes da campanha de Lula. Do lado brasileiro, além de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim e o senador Jacques Wagner, cotado para o Itamaraty, também devem participar.

Continua após a publicidade

Segundo a CNN, os dois lados tratam o encontro de maneira extremamente discreta. Fontes da campanha de Lula disseram à rede que a ideia inicial era que ocorresse entre o primeiro e o segundo turno das eleições, ou após o fim do período eleitoral. No entanto, com a possibilidade de o pleito acabar no primeiro turno, como indicam algumas pesquisas de opinião, ambos os lados avaliaram que seria melhor que o encontro ocorresse mais cedo.

O plano é que eles se encontrem em São Paulo, na sede do Instituto Lula, de acordo com as fontes da CNN, mas um comunicado da embaixada americana à rede informou que “as datas das reuniões não têm ligação com outros eventos e dependem exclusivamente da disponibilidade dos candidatos”.

O objetivo das autoridades americanas é assegurar apoio ao resultado eleitoral e abordar possíveis temas de uma agenda bilateral, como democracia e meio ambiente, partes importantes da agenda doméstica e internacional do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.