Pouco depois de um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o presidente Lula afirmou em publicação no X, antigo Twitter, que quer diálogo aberto entre o Brasil e a Ucrânia.
“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, escreveu.
+ ‘Quebra de gelo’: A reação de chanceleres após encontro Lula-Zelensky
https://twitter.com/LulaOficial/status/1704611566061048241
Também depois da reunião, os chanceleres de Brasil e Ucrânia, Mauro Vieira e Dmytro Kuleba, demonstraram otimismo em relação ao futuro da relação entre os países.
“Foi um encontro muito bom entre os dois presidentes. Muito aberto, de troca de informações, em um clima de cooperação. Os dois procuraram buscar caminhos e mecanismo para a paz”, disse Vieira.
Kuleba, por sua vez, destacou que “foi um encontro importante”.
“Poderia usar a expressão não diplomática de ‘quebra de gelo’. Não para falar que havia gelo entre nossos países, mas foi um ambiente caloroso e honesto. Acredito que ambos os presidentes entendem a posição um do outro melhor que antes”, disse.