Lula diz que EUA e Europa prolongam guerra na Ucrânia e quer criar grupo
No fim da viagem aos Emirados Árabes, presidente volta a acusar Ucrânia de ter contribuído para o início do conflito e defende criação de 'G20 pela paz'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã deste domingo (16) em Abu Dhabi que os Estados Unidos e a Europa são responsáveis por prolongar a guerra na Ucrânia.
O chefe do Planalto defendeu a criação de uma espécie de “G20 pela paz”: “A paz está muito difícil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não toma iniciativa de paz, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra”.
Em entrevista coletiva no fim da viagem aos Emirados Árabes Unidos, Lula disse: “Ontem conversei com o xeique [dos Emirados, Mohammed ben Zayed al Nahyan] sobre a guerra. Falei com o [líder chinês] Xi Jinping sobre paz. E acho que estamos encontrando um grupo de pessoas que prefere falar sobre paz do que de guerra. Acho que teremos sucesso”.
O presidente também voltou a acusar a Ucrânia, que foi atacada e invadida pela Rússia, de ter participação no início do conflito. “A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra, porque a decisão da guerra foi tomada por dois países”, disse.
Negociação pela paz
O presidente voltou a defender a negociação da paz entre Rússia e Ucrânia com a reunião de países neutros. “A decisão da guerra foi tomada por dois países. E agora o que estamos tentando construir é um grupo de países que não tem envolvimento com a guerra, que não quer a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia. Mas também temos que ter em conta que é preciso conversar com os Estados Unidos e com a União Europeia”, afirmou. Lula disse ainda que pretende envolver países da América Latina.
Com Agência Brasil
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF







