Lula diz esperar que posse de Trump contribua para ‘mundo mais justo e pacífico’
Mais cedo, durante reunião ministerial em Brasília, ele já havia dito que não deseja conflitos com o republicano

O presidente Lula enviou seus cumprimentos, em nome do governo brasileiro, ao presidente Donald Trump pela posse como presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 20. Mais cedo, durante reunião ministerial em Brasília, ele já havia dito que não deseja conflitos com o republicano.
“As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu nas redes sociais. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.
Após tomar posse e tornar-se, oficialmente, o 47º presidente dos Estados Unidos, Trump fez um discurso nesta segunda-feira, 20, em que alternou uma visão otimista sobre o futuro, falando em uma “era de ouro” para o país, com críticas duras e pestilentas ao governo anterior de Joe Biden, presente na cerimônia ao lado da vice-presidente Kamala Harris, que perdeu de Trump nas eleições.