Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula acusa Netanyahu de ignorar ONU e volta a falar em ‘genocídio’ palestino

Petista compara premiê israelense a Putin por tornar-se alvo de mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional, ligado às Nações Unidas

Por Da Redação 25 set 2024, 18h13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 25, que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ignora ordens e diretrizes das Nações Unidas e convocou a comunidade internacional a ampliar esforços para interromper o que ele chamou de “genocídio” na Faixa de Gaza. As declarações foram feitas a jornalistas às margens da Assembleia-Geral da ONU.

“Netanyahu foi julgado pelo mesmo tribunal internacional que julgou (o presidente russo, Vladimir) Putin e está condenado da mesma forma. Já foram feitas várias discussões no Conselho de Segurança da ONU. Várias tentativas de paz foram aprovadas, e (Netanyahu) não cumpre. Por isso estamos nessa briga para fortalecer a ONU”, afirmou Lula na coletiva em Nova York, referindo-se ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, que é ligado às Nações Unidas.

“Os países que dão sustentação ao discurso de Netanyahu precisam fazer um esforço maior para que genocídio pare”, completou.

Em maio, o procurador do TPI, Karim Khan, solicitou mandados de prisão para Netanyahu e seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, bem como para três líderes do Hamas – Yahya Sinwar, Ismail Haniyeh e Mohammed Diab Ibrahim al-Masri, mais conhecido como Mohammed Deif – por crimes de guerra e contra a humanidade relacionados aos ataques de 7 de outubro de 2023 e à guerra em Gaza.

O pedido, no entanto, ainda precisa ser aprovado pelos juízes da corte em Haia, e não há um prazo definido para a apreciação. O cenário é diferente do de Putin, cujo processo já foi apreciado por todos os magistrados. No ano passado, o TPI emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, acusando-o de ser o responsável por crimes de guerra cometidos na Ucrânia, mais especificamente pela deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia.

Continua após a publicidade

“Genocídio palestino”

Em fevereiro, Israel declarou Lula persona non grata devido a uma fala em que acusou o Exército israelense de conduzir um genocídio em Gaza e comparar suas ações ao Holocausto contra os judeus durante o regime nazista de Adolf Hitler. Na época, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, emitiu um comunicado em que caracterizou a declaração do petista como “antissemita”.

“Não esqueceremos nem perdoaremos. É um ataque antissemita grave. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que retire o que disse”, afirmou Katz.

Lula fez a polêmica declaração durante entrevistas a jornalistas na Etiópia, onde cumpria compromissos oficiais às margens da cúpula da União Africana. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente brasileiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.