Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Liga Árabe apoiará oposição síria e pede força de paz com ONU

A Liga Árabe estabelecerá contato com a oposição síria fornecendo apoio político e material e pedirá uma força conjunta com a ONU na Síria, segundo o comunicado final de uma reunião de ministros de Relações Exteriores neste domingo no Cairo.

A Liga “abrirá canais de comunicação com a oposição síria e oferecerá apoio político e financeiro completo, pedindo (à oposição) para unificar suas fileiras de atuação”, informou a declaração da Liga obtida pela AFP.

Ao mesmo tempo “coloca fim à missão dos observadores da Liga Árabe” na Síria e decide “pedir ao Conselho de Segurança a adoção de uma resolução para formar uma força conjunta de manutenção da paz com árabes e ONU para supervisionar a aplicação do cessar fogo”, completa.

Pede também a seus países-membros que rompam “todas as formas de cooperação diplomática com os representantes do regime sírio nos Estados, instâncias e conferências internacionais”.

A Liga lembra que mantém suas sanções econômicas contra a Síria e reitera “a interrupção das relações comerciais com o regime sírio com exceção das que afetam diretamente os cidadãos sírios”.

Por último, os ministros acolhem com satisfação a proposta da Tunísia de organizar em seu território “uma conferência dos amigos da Síria” para 24 de fevereiro.

Ao menos 6.000 pessoas morreram em 11 meses de repressão de uma revolta popular contra o regime sírio.