PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Latina de 28 anos vence veterano democrata nas primárias de NY

Ex-garçonete e filha de imigrante, Alexandria Ocasio-Cortez surpreende e pode se tornar a candidata mais jovem eleita para o Congresso dos EUA

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h16 - Publicado em 28 jun 2018, 10h13

As eleições primárias do Partido Democrata americano pelo distrito de Nova York para o Congresso surpreenderam na última terça-feira (26) ao eleger uma candidata de esquerda e de origem latina no lugar de um candidato com 10 anos de mandato, cotado para ser o próximo presidente da casa. Se eleita, Alexandria Ocasio-Cortez, de 28 anos, pode se tornar a mulher  mais jovem a ocupar um assento na Câmara dos Representantes.

Alexandria venceu por 57,5% dos votos o tradicional Joe Crowley, de 56 anos, nas eleições primárias para o representante Democrata do distrito de Nova York na Câmara. Crowley já está em seu décimo mandato e há 14 anos não enfrentava uma concorrência tão forte dentro de seu partido. O político era cotado para ser o presidente da Câmara dos Estados Unidos.

Mas a agenda de esquerda, alinhada ao do ex-candidato a presidente nas primárias democratas de 2016, Bernie Sanders, derrotou o democrata tradicional. Alexandria trabalhou na campanha de Sanders e defende saúde gratuita universal, o fim das mensalidades nas universidades, a reforma na Justiça Criminal e os direitos das minorias.

Filha de uma faxineira de Porto Rico, ela nasceu Bronx e trabalhou como garçonete para ajudar a mãe. Formada em Economia e Relações Internacionais pela Universidade de Boston, Alexandria disse ter optado por lançar sua candidatura depois de ver Donald Trump vencendo as eleições presidenciais.

Segundo ela, faltam representantes negros e das demais minorias nas esferas de poder americanas. O distrito para o qual concorre inclui o Queens e o Bronx, ambos bairros com os maiores contingentes de minoria étnica de Nova York.

Continua após a publicidade

O número de mulheres disputando e vencendo primárias para o Congresso dos Estados Unidos tem crescido. Alexandria integra um time de 130 mulheres que venceram a última eleição, das quais 80% são filiadas ao Partido Democrata. Para se tornar a mulher mais jovem da casa, ela precisa agora vencer o republicano Anthony Pappas na disputa de novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.