Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kim Jong-un aparece mancando na TV norte-coreana

Ditador estava participando de uma homenagem pelo 20º aniversário da morte de seu avô, o também déspota Kim Il-sung, que inaugurou o regime

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apareceu nesta terça-feira mancando na televisão do país e surpreendeu tanto norte-coreanos como observadores internacionais – muito rígido no controle das informações e na propaganda oficial, o regime comunista costuma ocultar quaisquer problemas de saúde ou físico dos membros da dinastia Kim.

Na ocasião, o ditador norte-coreano participava de uma cerimônia em homenagem ao 20ª aniversário da morte de seu avô e fundador do país, Kim Il-sung, no Palácio de Kumsusan, em Pyongyang. Neste Palácio estão depositados os restos mortais do “eterno líder” norte-coreano, primeiro membro da dinastia Kim, que comanda o país desde 1948. As imagens da rede de televisão estatal KCTV exibiram Kim Jong-un em uma grande sala de conferências, onde o líder norte-coreano era acompanhado por inúmeras autoridades do Partido dos Trabalhadores e do Exército Popular, os respectivos braços político e militar do Estado comunista.

Leia também

Coreia do Norte vai enviar animadoras para competição no Sul

Em Seul, presidente chinês condena programa nuclear de Pyongyang

Kim retoma provocações e fala em ‘conflito’ com os EUA

Embora o ditador tenha aparecido com dificuldades para andar, pouco se sabe sobre o que teria ocorrido com ele. Nos últimos meses, no entanto, seu estado de saúde foi alvo de várias especulações em função de seu sobrepeso e de seu hábito de fumar. Com idade incerta, analistas estimam que Kim Jong-um tenha entre 30 e 33 anos. A contusão do ditador, no entanto, pode ser uma lesão passageira, já que ele esteve dirigindo exercícios militares em áreas rurais do país nas últimas semanas e pode ter se acidentando durante os treinamentos.

(Com agência EFE)