Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Kamala planeja visita à fronteira com México para discutir ‘plano de segurança’

Vice-presidente dos EUA busca reposicionar narrativa sobre as políticas migratórias do Partido Democrata em meio à campanha eleitoral

Por Da Redação 26 set 2024, 14h55

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris visitará a fronteira entre os Estados Unidos e o México nesta sexta-feira, 26, durante sua estadia no Arizona, conforme anunciado pela Casa Branca. Esta será a primeira vez que Harris visita a polêmica fronteira sul desde que se tornou a candidata presidencial democrata.

Durante sua passagem por Douglas, Arizona, Harris abordará temas relacionados à segurança de fronteira, destacando seu empenho em promover “o plano bipartidário de segurança de fronteira mais robusto em uma geração” – uma regulação desenhada para aumentar o contingente de agentes na divisa que foi boicotada pelos republicanos, a pedido do ex-presidente Donald Trump, temeroso de que isso ajudasse a campanha democrata, segundo a mídia americana.

Um assessor de campanha da vice-presidente afirmou que o plano incluirá a contratação de novos agentes de fronteira e o uso de tecnologias avançadas para combater a entrada de fentanil, principal droga responsável pela epidemia de opioides nos Estados Unidos.

“Como ex-procuradora-geral de um estado de fronteira (Califórnia), ela enfrentou gangues internacionais e organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas, armas e seres humanos. Harris sempre defendeu um sistema de imigração que seja seguro, justo e organizado, em clara oposição às políticas divisivas e perigosas de Donald Trump”, acrescentou o assessor.

Questão polêmica

A imigração é um tema central nas eleições presidenciais de 2024. Trump, rival republicano de Harris, usa ataques à imigração ilegal como uma de suas principais bandeiras, criticando a vice-presidente por uma suposta abordagem de “fronteiras abertas”.

Continua após a publicidade

Recentemente, Harris disse à emissora americana CNN que faria pressão por uma legislação abrangente que tornaria mais rígida a migração para os Estados Unidos, prometendo “fazer cumprir nossas leis” contra travessias ilegais da divisa.

A imigração continua sendo uma questão importante para os eleitores. Cinquenta e quatro por cento dos entrevistados em uma pesquisa recente do New York Times/Siena College achavam que Trump faria um trabalho para controlar o fluxo, enquanto 43% indicaram Harris.

Em fevereiro, os republicanos do Senado rejeitaram um projeto de lei bipartidário relacionado à segurança da fronteira, sob a pressão de Trump. Tanto o presidente americano, Joe Biden, quanto Harris acusaram Trump de minar a medida para poder continuar usando a imigração como questão eleitoral em sua campanha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.