Jovem de 17 anos se torna piloto mais novo a dar volta ao mundo sozinho
Belga-britânico Mack Rutherford começou jornada em março e passou por 52 países, cinco continentes e cruzou a linha do Equador duas vezes
![17-year-old pilot Mack Rutherford at Biggin Hill Airport, Westerham, Kent, as he continues in his bid to beat the Guinness World Record for the youngest person to fly around the world solo in a small plane. Picture date: Monday August 22, 2022. (Photo by Gareth Fuller/PA Images via Getty Images)](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/GettyImages-1242651347.jpg?quality=90&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O belga-britânico Mack Rutherford, de 17 anos, se tornou nesta quarta-feira, 24, a pessoa mais jovem do mundo a dar a volta ao mundo sozinha em um avião. Para retornar à Bulgária, de onde partiu em 23 de março para dar início à jornada, ele passou por 52 países, sobrevoou cinco continentes e cruzou a linha do equador duas vezes.
Com a façanha, ele quebrou o recorde mundial do Guinness previamente estabelecido por Travis Ludlow, que completou uma volta ao mundo com 18 anos, em 150 dias. Rutherford também bateu o recorde de sua irmã, Zara, que tornou-se a pessoa mais nova a viajar em volta do mundo em um avião ultra-leve, com 19 anos, em janeiro deste ano.
Além dos novos recordes, ele já tinha sido registrado como o piloto qualificado mais jovem do mundo, em setembro de 2020, quando tinha apenas 15 anos.
O gosto pela aviação é tradição na família: além de Zara, seu pai e sua mãe são pilotos. O pai do jovem, Sam Rutherford, disse estar extremamente orgulhoso das conquistas de seus filhos e que eles são exemplos para que crianças sigam seus sonhos e sejam apoiadas por seus familiares.
Inicialmente planejada para durar até três meses, a jornada durou mais por causa de vários obstáculos inesperados em seu caminho. O jovem piloto passou por aventuras semelhantes a de filmes de ação hollywoodianos: tempestades de areia no Sudão, calor extremo em Dubai, fechamento de aeroportos na Índia e diversos problemas técnicos.
Além disso, a maioria dos atrasos ao longo da jornada foi causada pela espera na obtenção de licenças e outros documentos, ou quando Rutherford teve que alterar rotas programadas que foram rejeitadas por autoridades.