Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Japão e Coreia do Norte negociam encontro, diz imprensa japonesa

Shinzo Abe quer tratar com Kim Jong-un da capacidade norte-coreana de bombardear o território japonês e sobre os sequestrados pelo regime há mais de 30 anos

Por Da Redação
14 jun 2018, 14h51

O Japão e a Coreia do Norte estão negociando a realização de uma reunião entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que poderia acontecer em agosto ou setembro, informou nesta quinta-feira (14) a imprensa japonesa.

Autoridades dos dois países conversaram várias vezes nos últimos meses para negociar o encontro, que poderia ocorrer em Pyongyang em agosto ou durante um fórum internacional, no mês seguinte, segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal Yomiuri.

O Japan Times aponta o Fórum Econômico Oriental, que acontecerá em Vladivostok na Rússia, em setembro, como o local mais provável para o encontro. O líder norte-coreano foi convidado pelo presidente russo, Vladimir Putin, para viajar ao país nos dias do fórum. No entanto, em entrevista coletiva, o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que nada ainda foi confirmado.

O primeiro-ministro japonês declarou que está “decidido” que o Japão se reúna “diretamente” com a Coreia do Norte para resolver seus conflitos. As declarações surgiram depois da histórica cúpula em Singapura entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, que transferiu ao líder norte-coreano algumas das preocupações de Tóquio.

A Coreia do Norte e o Japão possuem uma ampla lista de atritos. O principal deles refere-se ao potencial já evidenciado pela Coreia do Norte de bombardear o território japonês com mísseis de curto e médio alcances. Outra questão sensível para Tóquio é o sequestro de cidadãos japoneses por agentes de Pyongyang nos anos 1970 e 1980.

Continua após a publicidade

Embora o regime norte-coreano tenha repatriado alguns dos 17 sequestrados listados por Tóquio e admitido a morte de ao menos oito, Pyongyang nega que este tenha sido o número total. Organizações japonesas mencionam teer havido centenas de sequestros.

“Aproveitando a oportunidade da cúpula dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, o Japão está determinado a enfrentar diretamente a Coreia do Norte e resolver o problema”, disse Abe durante uma reunião em seu escritório com um grupo representando as famílias dos raptados, na terça-feira (12). Após a cúpula, Kim Jong-un disse estar aberto para diálogos com o Japão.

O último encontro entre os dois países foi em 2004, quando o então primeiro-ministro Junichiro Koizumi e Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, discutiram a repatriação dos sequestrados.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.