PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Israel diz que concluiu retaliação ao Irã após três ondas de ataques

Ofensiva mirou 'instalações de fabricação de mísseis' que teriam sido disparados por Teerã contra Israel, segundo as Forças de Defesa

Por Da Redação Atualizado em 26 out 2024, 00h24 - Publicado em 25 out 2024, 20h44

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram na noite desta sexta-feira, 25 (madrugada de sábado no horário local), que concluiu a retaliação planejada contra o Irã após três ondas de ataques ao país.

Segundo o exército israelense, os ataques aéreos foram “precisos e direcionados” contra alvos militares no Irã. “A missão foi cumprida”, disseram as FDI em um comunicado. “Nossos aviões retornaram para casa em segurança.”

A Força Aérea Israelense atingiu “instalações de fabricação de mísseis” que teriam sido usadas para produzir os mísseis que o Irã disparou contra Israel ao longo do último ano.

Em comunicado divulgado nas redes sociais logo no início da ofensiva, as FDI afirmaram que os ataques eram uma resposta a “meses de ataques contínuos do regime no Irã contra o Estado de Israel”. Várias explosões foram ouvidas a oeste de Teerã, a capital iraniana, segundo a imprensa local.

“O regime no Irã e seus representantes na região têm atacado Israel implacavelmente desde 7 de outubro — em sete frentes — incluindo ataques diretos de solo iraniano”, dizia a nota das FDI. “Como qualquer outro país soberano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder.”

Continua após a publicidade

Uma retaliação de Israel ao Irã era esperada desde o começo do mês, quando Teerã lançou um ataque com mais de 180 projéteis contra o país após as mortes dos líderes do Hezbollah e do Hamas. O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou na ocasião que o Irã havia cometido um “grande erro” e que “pagaria por isso”.

O Irã é apontado como o principal financiador da milícia libanesa Hezbollah e tinha prometido retaliação após ataques que mataram Hassan Nasrallah, assim como outras autoridades do alto escalão do grupo. Nos últimos meses, Israel intensificou a ofensiva contra alvos do Hezbollah no Líbano e do Hamas na Faixa de Gaza. Na semana passada, Tel Aviv confirmou que matou Yahya Sinwar, um dos principais arquitetos do ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel.

Estados Unidos

Segundo a Fox News, a Casa Branca foi alertada sobre o ataque pouco antes dos bombardeios começarem. Em uma nota, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Sean Savett, afirmou os Estados Unidos não têm envolvimento no ataque e que a ofensiva de Israel é um “exercício de autodefesa e em resposta ao ataque de mísseis balísticos do Irã contra Israel em 1º de outubro”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.