Israel conclui nova etapa do acordo de cessar-fogo com o Hamas
Tropas se retiram do corredor de Netzarim

Israel completou a retirada de tropas do corredor de Netzarim na manhã desta domingo, 9, informou o Hamas. O movimento faz parte do acordo de cessar-fogo selado entre as partes. O corredor é considerado estratégico porque fica localizado no centro da Faixa de Gaza e corta a região. O Hamas considera o movimento como uma vitória e a força policial administrada pelo Hamas foi enviada para a área para gerenciar o fluxo de palestinos que a cruzava.
O corredor havia isolado o norte da região desde o início da guerra, em que as tropas israelenses ocuparam os 6,5 quilômetros de expansão do corredor. Dessa forma, alguns palestinos conseguem retornar para suas casas no norte do enclave. Israel não comenta a retirada de tropas oficialmente. Os palestinos fazem filas e esperam para cruzar um posto de controle administrado por contratados de segurança dos EUA e do Egito depois que as forças israelenses se retiraram do corredor Netzarim.
As tropas de Israel ficarão posicionadas agora no corredor Filadélfia — localizado na fronteira com o Egito — e também na chamada “zona tampão” de 500 a 700 metros de largura que separa Israel e Gaza. Israel enviou negociadores a Doha para discutir aspectos técnicos do acordo de cessar-fogo, mas as negociações para a segunda fase do acordo ainda não começaram. Pelos termos acertados, as conversas deveriam ter tido início há uma semana. A guerra já se arrasta há quase um ano e meio.