Irritado com propaganda, Trump anuncia mais 10% de taxação para o Canadá
Transmissão durante campeonato de beisebol trouxe vídeo em que o ex-presidente Ronald Reagan, ícone republicano, afirma que tarifas causam desastres econômicos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado, 25, mais 10% de taxação sobre produtos exportados pelo Canadá. A tarifa extra acontece em meio à irritação do líder americano com um anúncio feito durante a transmissão da World Series, um campeonato de beisebol.
Na quinta-feira, Trump já havia encerrado as negociações com o Canadá após a veiculação da propaganda, na qual o ex-presidente Ronald Reagan, um ícone republicano, aparece afirmando que tarifas causam guerras comerciais e desastres econômicos. O atual chefe da Casa Branca chamou a peça de “ultrajante” e “mentirosa”.
Já neste sábado, Donald Trump reclamou que o anúncio não foi retirado do ar, mesmo “sabendo que era uma fraude”. “Por causa da grave deturpação dos fatos e do ato hostil, estou aumentando a tarifa do Canadá em 10%, além do que eles estão pagando agora”, escreveu ele em uma rede social.
A mensagem foi publicada enquanto Trump estava a caminho da Malásia, a primeira parada de uma viagem pela Ásia dedicada a tratar de questões comerciais – será durante esse roteiro que o presidente republicano deve se encontrar com Lula.
Não está claro quais produtos serão afetados pela sobretaxação. Segundo a Reuters, a maioria das exportações canadenses para os Estados Unidos está isenta de tarifas devido a um acordo firmado durante o primeiro mandato de Trump.
Já neste segundo mandato, o governo Trump impôs uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses não cobertos pelo acordo – há, ainda, as tarifas setoriais de 50% impostas sobre o aço e o alumínio de todos os países.
(Com Reuters)
A resposta do governo Lula a Cláudio Castro sobre a guerra ao tráfico no Rio
Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita
A primeira vitória do Itamaraty na novela do tarifaço de Trump
Lula se manifesta pela primeira vez sobre operação contra o Comando Vermelho no Rio
Os números estrondosos conquistados por Vini Jr. e Virginia em 24h







