Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Índia testa com sucesso míssil nuclear com alcance de 3 mil quilômetros

Por Da Redação 15 nov 2011, 06h09

Nova Délhi, 15 nov (EFE).- A Índia testou nesta terça-feira pela primeira vez e com sucesso o míssil Agni-IV, com um alcance de três mil quilômetros e capacidade nuclear, informou uma fonte de Defesa.

O lançamento faz parte do programa de mísseis guiados da defesa indiana e aconteceu por volta das 1h30 (de Brasília) na ilha de Wheeler, situada no distrito de Bhadrak do Estado oriental de Orissa.

‘O míssil, com capacidade de atingir alvos situados a mais de três mil quilômetros de distância, foi testado na presença de altos funcionários de Defesa’, disse à agência indiana ‘Ians’ um porta-voz desse Ministério, Sitanshu Kar.

O Agni-IV (‘fogo’, em sânscrito) é uma versão modificada do Agni-II, que pesa 16 toneladas, e conta com capacidade para transportar mil quilos de carga explosiva.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com seu rival e vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares, embora os funcionários indianos não percam de vista as capacidades militares da China. Pequim está a cerca de três mil quilômetros da Índia. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade