Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Incêndios na Austrália ameaçam suprimento de água em Sydney

Bombeiros trabalham para proteger a infraestrutura de usinas de tratamento de água; distribuidoras temem contaminação por cinzas e material carbonizado

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h32 - Publicado em 27 dez 2019, 19h20

Autoridades da Austrália disseram nesta sexta-feira, 27, que partes da infraestrutura de suprimento de água de Sydney estão ameaçadas pelo fogo. Bombeiros estão concentrados em proteger usinas de tratamento de água, estações de bombeamento e tubulações.

Apesar da ligeira queda nas temperaturas e aumento da umidade durante o Natal, os termômetros no Estado de Nova Gales do Sul devem atingir os 40º C no início da semana que vem, atiçando os fogos perto da represa de Warragamba, que fornece água a cerca de 80% dos 5 milhões de habitantes de Sydney.

“Nos dias anteriores ao resfriamento, os incêndios eram uma ameaça em potencial ao suprimento e aos recursos hídricos, particularmente em Warragamba e nas Montanhas Azuis”, disse um porta-voz da agência estadual de fornecimento de água, a WaterNSW.

A represa de Warragamba fica a 65 quilômetros de Sydney, e recolhe a água que flui das montanhas. Embora quase tenha atingido sua capacidade total há menos de três anos, o nível atual é de 44,8%, devido à seca prolongada que devasta o leste do continente.

Segundo o porta-voz da WaterNSW, a rede de infraestrutura de água do Estado não foi danificada, apesar da destruição generalizada.

Continua após a publicidade

Perigo de contaminação

Com mais de 40 represas no Estado, a WaterNSW fornece dois terços da água sem tratamento às instalações de Nova Gales do Sul, que trata e proporciona água potável a cidades da região.

Autoridades temem que cinzas e material carbonizado pelos incêndios possam contaminar a água nas represas, caso as chamas sejam seguidas por tempestades. Mas, por enquanto, não existe previsão de chuva a curto prazo.

Como precaução, a WaterNSW instalou barreiras de contenção para deter possíveis deslizamentos de detritos.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.