Hong Kong sofre com maior chuva desde 1884 e emite novo alerta máximo
Região vem sofrendo com chuvas e inundações, que muitos especialistas apontam serem potencializadas pelas mudanças climáticas

O Observatório de Hong Kong emitiu nesta terça-feira, 5, o quarto alerta de tempestade dentro de oito dias, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. O aviso se dá em meio à maior precipitação já registrada no mês de agosto desde 1884.
A região administrativa especial chinesa foi atingida por mais de 350 milímetros de chuva nesta terça-feira, 5. O grande volume de água também impactou outras regiões no Delta do Rio das Pedras.
Vídeos publicados pela agência de notícias Reuters nas redes sociais mostram a intensidade das chuvas. As filmagens mostram grandes quantidades de água caindo em cascata por escadarias da cidade, enquanto carros e pedestres tentam se locomover por vias alagadas.
Blackened skies unleashed torrential rains on Hong Kong, shutting hospitals, schools and law courts, and turning the Asian financial center’s many staircases into waterfalls https://t.co/ZuKfG6aMWZ pic.twitter.com/PjbCeUqm23
— Reuters (@Reuters) August 5, 2025
As chuvas torrenciais levaram autoridades médicas a fechar clínicas em todas as regiões da cidade. Na área externa do maior hospital da cidade, a água chegou até a altura dos tornozelos. O judiciário local anunciou que tribunais e cartórios ficariam fechados até duas horas após os alertas de tempestade serem cancelados.
Normalmente, Hong Kong recebe cerca de 2.200 mm de chuva anualmente, com mais da metade desse volume caindo entre os meses de junho e agosto. Essa é a maior precipitação diária em um mês de agosto desde 1884. Nas redes sociais, internautas compartilharam a força das chuvas.
It was pretty crazy this morning…
Black Rain in Hong Kong. pic.twitter.com/cesr4XPI5H
— Eric Yeung 👍🚀🌕 (@KingKong9888) August 5, 2025
O impacto do evento climático fez o serviço meteorológico local emitir o alerta de tempestade “negra”, o mais alto em seu ranking. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, essa é a quarta vez que o aviso de mais alta gravidade é emitido em oito dias, um recorde no número de emissões anuais.
Toda a rica região foi fortemente afetada pelas chuvas, com os aeroportos locais informando uma taxa de cancelamento de voos na casa de 20% devido aos eventos climáticos. A ponte que liga Hong Kong a Macau — uma importante obra para a infraestrutura da Área da Grande Baía — também anunciou uma redução momentânea nos limites de velocidade devido à má visibilidade.
+ Com tarifaço dos EUA, Lula dará prioridade total a negócios com a China
Impacto nacional
A China vem sofrendo com chuvas e inundações, que muitos especialistas apontam serem potencializadas pelas mudanças climáticas. A estagnação das monções do Leste Asiático sobre o norte e o sul do país tem resultado em um caos atmosférico desde o início de julho.
No fim de semana, inundações deixaram cinco mortos na província de Guandong, no sul do país, desencadeando uma operação de busca em larga escala. Na manhã desta terça, quatro rios da região atingiram um nível próximo do trasbordo, segundo a emissora estatal chinesa CCTV.
Um tornado atingiu a província da Mongólia Interior na segunda-feira, 4, enquanto na semana passada, fortes chuvas e inundações afetaram Pequim, capital chinesa, resultando em 30 mortes. Esse cenário climático é um desafio crescente para as autoridades locais, causando perdas humanas e econômicas.