Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hollande, Merkel e Monti se reunirão em Roma no mês junho

Foi anunciada neste sábado a realização de uma cúpula entre o presidente francês François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o chefe do governo da Itália, Mario Monti, que será realizada no próximo mês em Roma, anunciou Monti neste sábado à margem da cúpula do G8 em Camp David, leste dos Estados Unidos.

Esta reunião entre as autoridades das três maiores economias da zona do euro será realizada antes das eleições legislativas na França, previstas para de 10 a 17 de junho, indicou Monti a jornalistas.

Monti se pronunciou recentemente em favor do apoio ao crescimento econômico com o objetivo de compensar o impacto das medidas de austeridade orçamentária, particularmente severas em seu país.

O chefe do governo italiano saudou a eleição de François Hollande na França, já que o novo governante francês fez campanha com base nesta questão, com o risco de entrar em confronto com a chanceler alemã Merkel, que coloca a luta contra os déficits e o endividamento acima do crescimento.

Reflexo dessa dupla ambição, os líderes do G8 proclamaram neste sábado sua “obrigação (…) de estimular o crescimento e o emprego”, mas mantendo o controle das contas públicas, segundo um comunicado divulgado durante sua cúpula.

“Não podemos nos contentar em esperar as reformas estruturais e a redução dos déficits para gerar crescimento”, disse Monti.

O dirigente italiano exortou o conselho europeu de 23 de maio a “definir medidas concretas, como um reforço do capital do Banco Europeu de Investimentos, as obrigações destinadas aos projetos (de infraestrutura) e uma evolução para os eurobônus”.