Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Holanda: Wilders vota e promete referendo contra UE se vencer

O Partido da Liberdade (PVV), de extrema-direita, lidera pesquisas, mas não deve participar da provável coalizão no Parlamento

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h48 - Publicado em 15 mar 2017, 10h53

O líder da extrema direita da HolandaGeert Wilders, depositou na manhã desta quarta-feira, em um colégio de Haia, seu voto para as eleições legislativas do país, com a promessa de que convocará um referendo contra a União Europeia (UE) se sair vitorioso.

“Se eu vencer, haverá o referendo (contra a UE), porque demos nosso dinheiro aos países estrangeiros. Vamos recuperar a Holanda para os holandeses”, disse o líder e fundador do Partido da Liberdade (PVV). A sigla ultradireitista de Wilders e a de centro-direita Partido Popular da Liberdade e Democracia (VVD), do primeiro-ministro Mark Rutte, concorrem como os maiores grupos nas pesquisas de intenções de voto. Atrás estão Democratas 66 (D66), GroenLinks, Partido do Trabalho (PdvA) e Apelo Democrata-Cristão (CDA).

Nesta quarta, 12,6 milhões de cidadãos elegerão a composição de 150 membros do futuro Parlamento holandês. É necessário que um partido obtenha 76 cadeiras para garantir o comando, o que raramente ocorre, por isso, é provável que o país seja governado por uma coligação.

Apesar de o PVV ter liderado as pesquisas em algumas ocasiões, que apontam para cerca de 26 cadeiras, é quase impossível que, de fato, comandem o Parlamento. Tanto o VVD quanto outras siglas menores se recusam a formar uma coligação com Wilders, especialmente por suas posições controversas anti-islâmicas e anti-imigração.

Os mais de 10.000 centros de votação em todo o país permanecerão abertos até às 21h (horário local, 17h de Brasília), quando terá início a apuração. Se espera que ao longo do dia pesquisas de boca de urna sejam divulgadas e em torno de meia hora após o fechamento dos colégios, haverá um anúncio dos resultados provisórios. O medo de uma possível influência das eleições por hackers russos forçou o governo holandês a evitar que os computadores sejam conectados à rede, por isso, a apuração dos votos será manual.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.