Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Grande apagão atinge República Tcheca e interrompe serviços de transporte

Polícia tcheca informou no X, antigo Twitter, que não havia 'nenhuma informação sugerindo que se tratasse de um ataque cibernético/terrorista'

Por Paula Freitas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jul 2025, 11h36

A República Tcheca ficou no escuro nesta sexta-feira, 4, após um apagão atingir “grande parte” do país europeu. A suspensão do serviço foi resultado da queda de linha de energia, informou a operadora da rede elétrica CEPS. As linhas de trem em cinco dos 14 distritos tchecos foram interrompidas, enquanto a rede de metrô da capital, Praga, ficou temporariamente indisponível. As linhas A e C, no entanto, foram restauradas em apenas 15 minutos.

“No momento, podemos confirmar que há uma queda de energia em nossa rede elétrica”, disse Hana Klimova, porta-voz da operadora de rede CEPS, à agência de notícias francesa AFP. “A interrupção afetou grande parte da República Tcheca.”

A polícia tcheca informou no X, antigo Twitter, que não havia “nenhuma informação sugerindo que se tratasse de um ataque cibernético/terrorista”. A E.ON, que opera a rede elétrica no sul do país, disse que não foi afetada. A Polônia, vizinha da República Tcheca, também não registrou quaisquer intercorrências.

+ Onda de calor na Europa: incêndio na ilha de Creta deixa mais de 1.000 desabrigados

Onda de calor na Europa

O apagão de sexta-feira ocorre enquanto onda de calor atinge a Europa, sendo responsável por oito mortes. O fenômeno é associado a sistemas de alta pressão, que empurram um ar quente para baixo. Em meio às altas temperaturas, a eletricidade é essencial para o funcionamento de ventiladores ou outros sistemas de refrigeração.

Continua após a publicidade

A situação só não é ainda mais grave na República Tcheca em razão de uma queda de temperatura. Em Praga, os termômetros marcaram 25°C nesta sexta-feira, abaixo dos 34°C registrados na véspera.

O verão escaldante é associado a sistemas de alta pressão, que empurram um ar quente para baixo. Trata-se de uma confusão atmosférica agravada pelas mudanças climáticas. Tanto na Espanha quanto em Portugal, o mês passado foi considerado o junho mais quente da história, enquanto na França foi o segundo mais quente desde o início dos registros, em 1900.

Um incêndio florestal que consome a ilha de Creta, na Grécia, queimou florestas e olivais nesta quinta-feira, 3, forçando mais de 1.000 pessoas a deixarem suas casas em meio a alertas de retirada emitidos pelas autoridades locais. O sudeste de Creta viu um êxodo de cerca de 5 mil turistas, disse George Tzarakis, chefe de hotelaria da região, à agência de notícias Reuters, expressando preocupação com o impacto nas reservas futuras. O turismo é uma importante fonte de renda para a popular ilha turística.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.