Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

GM anuncia o fim da marca Pontiac

Por Da Redação
27 abr 2009, 19h45

A General Motors anunciou nesta segunda-feira que vai acabar com a Pontiac até 2010 para se concentrar nas quatro marcas principais nos EUA – Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. De acordo com a empresa, o número de modelos será reduzido dos atuais 48 para 34 até 2010.

A marca Pontiac era considerada o símbolo americano do carro esportivo, e representou por muito tempo a montadora nas corridas automobilísticas. Hoje, ela representa menos de 2% do mercado americano. A primeira Pontiac foi comercializada em 1926 pela Oakland Car, montadora criada em 1907 e comprada pela GM dois anos depois. O carro foi batizado com o nome da cidade de Pontiac, sede da empresa no estado do Michigan. A cidade havia sido chamada Pontiac em homenagem a um chefe indígena do século XVIII.

Equipadas desde o início com um motor seis cilindros, reconhecíveis pelas faixas impressas no capô, as Pontiacs eram vendidas a preços razoáveis.

Pontiac Bonneville Sport Coupe 1958

Velocidade – Nos anos 1950, a marca lançou o modelo Bonneville, combinação de luxo com velocidade que venceu a corrida de Daytona em 1959. Até 1963, e a retirada da GM das corridas automobilísticas, a Pontiac foi a principal marca da montadora em termos de performance. Assim que a GM voltou à competições, em 1983 na stock cars, foi representada novamente pela Pontiac.

O sucesso da Bonneville lançou a moda das Pontiacs e das berlinas esportivas com motores potentes. A marca lançou vários modelos de sucesso, como Pontiac Grand Prix, GTO, Firebird e Firebird Trans Am.

Depois das crises petrolíferas dos anos 1970, a marca passou a se concentrar nos pequenos modelos. Nos anos 1980, lançou Fiero de dois lugares, concebido para ser um “carro de suburbanos” mas que acabou se tornando um carro esportivo.

Continua após a publicidade

Pontiac Solstice 2009: motor 2.0, turbo, 260 cavalos e 0-100 km/h em 5,5 segundos

O início do fim da marca começou nos anos 1990, quando a Pontiac se distanciou de sua imagem tradicional para lançar carros familiares, tendo cada vez mais dificuldades para se diferenciar das outras marcas da GM.

(Com Agências Estado e France-Presse)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.