Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

GM anuncia o fim da marca Pontiac

Por Da Redação 27 abr 2009, 19h45

A General Motors anunciou nesta segunda-feira que vai acabar com a Pontiac até 2010 para se concentrar nas quatro marcas principais nos EUA – Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. De acordo com a empresa, o número de modelos será reduzido dos atuais 48 para 34 até 2010.

A marca Pontiac era considerada o símbolo americano do carro esportivo, e representou por muito tempo a montadora nas corridas automobilísticas. Hoje, ela representa menos de 2% do mercado americano. A primeira Pontiac foi comercializada em 1926 pela Oakland Car, montadora criada em 1907 e comprada pela GM dois anos depois. O carro foi batizado com o nome da cidade de Pontiac, sede da empresa no estado do Michigan. A cidade havia sido chamada Pontiac em homenagem a um chefe indígena do século XVIII.

Equipadas desde o início com um motor seis cilindros, reconhecíveis pelas faixas impressas no capô, as Pontiacs eram vendidas a preços razoáveis.

Pontiac Bonneville Sport Coupe 1958

Velocidade – Nos anos 1950, a marca lançou o modelo Bonneville, combinação de luxo com velocidade que venceu a corrida de Daytona em 1959. Até 1963, e a retirada da GM das corridas automobilísticas, a Pontiac foi a principal marca da montadora em termos de performance. Assim que a GM voltou à competições, em 1983 na stock cars, foi representada novamente pela Pontiac.

Continua após a publicidade

O sucesso da Bonneville lançou a moda das Pontiacs e das berlinas esportivas com motores potentes. A marca lançou vários modelos de sucesso, como Pontiac Grand Prix, GTO, Firebird e Firebird Trans Am.

Depois das crises petrolíferas dos anos 1970, a marca passou a se concentrar nos pequenos modelos. Nos anos 1980, lançou Fiero de dois lugares, concebido para ser um “carro de suburbanos” mas que acabou se tornando um carro esportivo.

Pontiac Solstice 2009: motor 2.0, turbo, 260 cavalos e 0-100 km/h em 5,5 segundos

O início do fim da marca começou nos anos 1990, quando a Pontiac se distanciou de sua imagem tradicional para lançar carros familiares, tendo cada vez mais dificuldades para se diferenciar das outras marcas da GM.

(Com Agências Estado e France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Plano para Democracia

- R$ 1 por mês.

- Acesso ao conteúdo digital completo até o fim das eleições.

- Conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e acesso à edição digital da revista no app.

- Válido até 31/10/2022, sem renovação.

3 meses por R$ 3,00
( Pagamento Único )

Digital Completo



Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites e apps da Veja e de todas publicações Abril: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante,
Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)