Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Furacão Beryl chega ao Caribe e é considerado ‘extremamente perigoso’

Beryl é o primeiro furacão da temporada e é o maior registrado neste ano

Por Da Redação
1 jul 2024, 18h35

O furacão Beryl, inédito no Caribe, chegou nesta segunda-feira, 1, em Carriacou, Granada, e avança em direção às Ilhas Barlavento, ameaçando causar inundações devastadoras e tempestades com fortes ventos, informou Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH).

“Esta é uma situação extremamente perigosa e com risco de vida. Tome uma atitude agora para proteger sua vida!”, comunicou o CNH sobre o Beryl, primeiro furacão da temporada e o maior registrado neste ano. Em nota, o centro também pediu que moradores das Ilhas Granadinas e da Ilha Carriacou se abrigassem em locais seguros.

A intensificação do Beryl marca um início violento e precoce da temporada de furacões no Atlântico. Esta é a primeira tempestade de categoria 4 já registrada. Na escala de Saffir-Simpson, furacões de nível 4 são marcados de ventos a pelo menos 225 km/h.

Barlavento é um grupo de ilhas composto por Granada, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas. O primeiro-ministro de Granadinas, Ralph Gonsalves, afirmou que um desastre natural estava por vir e que as consequências poderiam durar dias. Na capital do país, Kingstown, as condições ao redor do porto principal pioraram nesta segunda – alguns prédios já relataram danos causados pelos fortes ventos.

Continua após a publicidade

Trajetória do furacão

A previsão é que o furacão atravesse muitas ilhas populosas do Caribe Central até a quarta-feira. Segundo o CNH, está previsto que o furacão chegue ao Golfo do México no sábado, 6. Na quarta-feira, 3, ele vai passar próximo da Jamaica.

O núcleo do furacão vai causar “danos causados ​​pelo vento potencialmente catastróficos” em partes da Ilhas de Barlavento. Os países mais expostos aos perigos são Granada e São Vicente Granadinas, onde pessoas relataram danos em telhados de prédios e corte de energia. Alertas de furacão também já foram acionados em Barbados e Trindade e Tobago. Além disso, um alerta de tempestades tropical foi emitido em Martinica (região ultramarina francesa), Trinidade, República Dominicana e Haiti.

Em Barbados, espera-se que o furacão traga 8 a 15 centímetros de chuva ao longo do dia. Algumas áreas vão registrar até 25 cm, especialmente Granadinas e Granada. A administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA previu em maio que as atividades de furacões no Atlântico seriam acima do normal em 2024. O furacão, que surgiu recentemente, ganhou tanta força devido as águas ferventes do oceano – atualmente a temperatura na região está 3ºC acima da média.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.