Fotos flagram mãos maquiadas e pés inchados antes de diagnóstico de Trump
Presidente dos EUA tem insuficiência venosa crônica 'benigna', um quadro constado após exame médico devido ao inchaço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica “benigna”, em um quadro constado após exame médico devido a um inchaço nas pernas do mandatário, informou a Casa Branca na quinta-feira 17. Nas últimas semanas, o líder americano foi fotografado com a mão direita maquiada e os pés inchados.
A condição, segundo o médico presidencial, faz com que as veias danificadas nas pernas não mantenham fluxo sanguíneo adequado.
“Foram realizadas ecografias Doppler venosas bilaterais dos membros inferiores, que revelaram insuficiência venosa crônica, uma condição benigna e comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, destacando em seguida que não foram encontrados indícios de trombose venosa profunda ou doença arterial.

Em resposta às especulações sobre fotos recentes em que é possível ver hematomas nas mãos de Trump, de 79 anos, Leavitt afirmou que isso se deve a “uma leve irritação dos tecidos moles causada por apertos de mão frequentes e pelo uso de aspirina”, que ele toma como “prevenção cardiovascular”.


Sobre o inchaço nas pernas, circulou nas redes sociais uma imagem de Trump durante a final da Copa do Mundo de Clubes, no domingo 13. Sentado ao lado da primeira-dama, Melania Trump, e do presidente da FIFA, Gianni Infantino, ele foi fotografado com os tornozelos inchados.

A insuficiência venosa crônica é uma condição na qual as válvulas dentro de certas veias não funcionam como deveriam, o que faz com que que parte do sangue se acumule nas veias. Cerca de 150.000 pessoas são diagnosticadas com a doença a cada ano, e o risco aumenta com a idade.
Os sintomas podem incluir inchaço na parte inferior das pernas ou tornozelos, dores ou cãibras nas pernas, varizes, dor ou alterações na pele. O tratamento pode envolver medicamentos ou, em estágios mais avançados, procedimentos médicos.