PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Força armada síria contra-ataca invasão terrorista em Aleppo

Governo emite comunicado que trava “batalhas ferozes” para impedir avanço das tropas inimigas e retomar território

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 nov 2024, 11h35 - Publicado em 30 nov 2024, 11h10

Neste sábado, 30, militares sírios responderam ao ataque terrorista armado a Aleppo. Depois da ofensiva dos últimos dias, metade da cidade, que é a maior do país, está sob o comando da organização jihadista Hayat Tahrir al-Sham e facções aliadas estrangeiras. Mas só agora as Forças Armadas emitiram um comunicado à população, informando a invasão e o contra-ataque. A nota informa que “travaram batalhas ferozes” ao longo de uma faixa de mais de 100 quilômetros para impedir o avanço dos terroristas, que também tomaram a cidade de Maarate Anumane na província de Idlib, no noroeste sírio. Há informações que os rebeldes tenham se instalado em pelo menos 50 localidades do país.

+ Rebeldes sírios tomam cidade de Aleppo, algo inédito desde cessar-fogo em 2020

Desde 2020, a fronteira da Síria com a Turquia não é atacada pela frente jihadista. Mas o governo afirmou que vai restabelecer a ordem no território, segundo a agência Reuters e o canal iraniano HispanTV. “Vamos defender nossas fronteiras, preservar as vidas dos civis e soldados, e contra-atacar”, informou as forças armadas. O regime de Bashar al-Assad, que controla a maior parte do país com o apoio da Rússia e do Irã, acusa os rebeldes de violar as zonas de desescalonamento, áreas onde as atividades militares são proibidas, estabelecidas em um acordo de 2019.

+ Bashar al-Assad realiza maior ofensiva contra rebeldes na Síria desde 2020

Qual a origem do grupo terrorista

A frente jihadista Hayat Tahrir al-Sham nasceu de um antigo braço da rede terrorista síria Al- Qaeda. É o grupo armado mais forte da região, que integra outros grupos chamado Frente Al-Nustra. Muitos de seus líderes respondem e defendem os valores conservadores e radicais do Al-Quaeda. O ataque teve início na última quarta-feira, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.