Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Força Aérea dos EUA adota popular videogame de guerra como parte do treinamento

O jogo 'Command' está disponível para qualquer um, mas foi atualizado para operar em redes seguras dos militares americanos

Por Da Redação 29 out 2024, 15h53

Em meio a conflitos globais, como os combates na Ucrânia e a tensão entre Israel e Hamas no Oriente Médio, estrategistas militares estão se desdobrando para pensar em abordagens inovadoras para a preparação para guerras. De forma inusitada, videogames passaram a fazer parte dos treinamentos. Recentemente, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos integrou ao cotidiano militar o “Command“, um jogo de combate bidimensional que permite simulações detalhadas de cenários bélicos de forma acessível.

Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, o game foi atualizado para operar em redes seguras da Força Aérea americana. A Matrix Games, desenvolvedora do jogo, corrigiu diversas vulnerabilidades de segurança, garantindo que a “Command Professional Edition” agora esteja na lista de produtos avaliados pela organização militar, sem o risco de vazamentos. Além disso, os jogos de guerra permitem explorar hipóteses que não poderiam ser abordadas em exercícios tradicionais, como a guerra nuclear.

Combate nas telas

Entre os defensores dessa abordagem está Tim Barrick, coronel aposentado da Marinha e atual diretor de jogos de guerra da Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Ele treina alunos utilizando jogos de tabuleiro e digitais. Em uma simulação online, Barrick desafiou oito majores da Marinha em um combate no Pacífico, utilizando o “Command: Professional Edition“.

Esse software é inusitado no contexto militar, pois não foi desenvolvido por um especialista em defesa, como a maioria dos jogos de guerra. Em vez disso, é um programa criado e comercializado por entusiastas de jogos com pouca formação militar, e inspirado nos romances do escritor e historiador americano Tom Clancy.

Não é só a Força Aérea americana que usa o Command como uma ferramenta de wargame. De acordo com o WSJ, ele também é usado faz parte do cotidiano militar em Taiwan e do Strategic Command do Reino Unido. Dentro da infraestrutura de defesa dos Estados Unidos, a Defense Advanced Research Projects Agency, ou DARPA, também testou estratégias potenciais com o jogo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.