Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Finalizada a demolição de Palácio Presidencial do Haiti

Novo prédio será construído no local com as mesmas características, mas com proteção contra abalos sísmicos

Terminou nesta quarta-feira o trabalho de demolição do Palácio Presidencial haitiano, que foi parcialmente destruído pelo terremoto que assolou o país em 12 de janeiro de 2010. No lugar, será construída a nova sede do governo, que terá as mesmas características do prédio anterior, mas contará com adaptações antissísmicas, de acordo com as informações divulgadas pelo diretor-geral do Instituto de Salvaguarda do Patrimônio Nacional, Henri Robert Jolibois.

Acervo Digital VEJA: O dia em que o mundo acabou

A demolição foi realizada pela organização J/P Haitian Relief (JPHRO), criada pelo ator americano Sean Penn depois do terremoto. Ainda serão necessárias duas semanas para terminar a demolição e retirar todos os escombros.

A construção da nova edificação será de responsabilidade da mesma empresa que elaborou o projeto do Palácio Presidencial durante a intervenção americana no país entre 1915 e 1934. O primeiro Palácio Presidencial do Haiti foi destruído durante uma rebelião em 1869, e novamente em 1912 por conta de uma explosão que matou o então presidente Cincinnatus Leconte.

(Com agência EFE)