Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Explosão devasta fábrica de fertilizantes nos EUA; número de mortos é incerto

Agências de notícias e a rede de televisão CBS falam em de 60 a 70 óbitos, mas a rede CNN afirma que as mortes de apenas duas pessoas foram confirmadas

Uma forte explosão em uma fábrica de fertilizantes em West, no estado americano do Texas, deixou pelo menos 100 feridos na noite desta quarta-feira, segundo informações de um hospital de Waco, cidade de maior porte perto do local do acidente. O número de mortos, porém, é incerto.

Agências de notícias e a rede de televisão CBS falam em de 60 a 70 óbitos, mas a rede CNN afirma que as mortes de apenas duas pessoas foram confirmadas. Vários edifiícios e estruturas da fábrica e ao redor foram destruídos pelas chamas. O fogo dificulta o trabalho de resgate a outras pessoas que, segundo a imprensa americana, continuam presas nos escombros. Entre os feridos há ao menos 40 em estado grave, relatou um socorrista.

A explosão ocorreu às 19h50 no horário local (21h50 em Brasília). De acordo com as primeiras informações, pelo menos dez edifícios da fábrica foram afetados pela explosão ou atingidos pelo fogo, incluindo uma escola. O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Don Yeager, informou que as chamas atingiram vários prédios em torno da fábrica, de propriedade da empresa West Fertilizer.

Na região, além da escola, há um asilo e um condomínio com vários apartamentos que também foram atingidos. Durante todo o trabalho para tentar controlar as chamas, o vento na região complicava o trabalho dos bombeiros e espalhava no ar substâncias tóxicas provenientes dos escombros da fábrica. O cheiro de amônia era muito forte, disseram testemunhas.

Uma delas, Bill Bohannan, fazia uma visita à casa de seus pais perto do local e disse ao jornal Waco Tribune que a explosão foi “devastadora”. “Eu disse: ‘isso vai explodir’. E disse a meus pais que entrassem no carro. Estava de pé junto ao meu carro com a minha namorada, esperando que meus pais saíssem, e (a fábrica) explodiu. Nosso carro foi atingido”, disse. Equipes de socorro, ambulâncias e outros veículos de emergência se deslocaram até o local e estão levando os feridos para um campo de futebol próximo, onde funciona um hospital de campanha.

Bomba nuclear – Um vídeo mostra o momento da explosão, que impressiona pelo tamanho e pela altura da coluna de fumaça que se forma. “Foi como uma bomba nuclear”, descreveu o prefeito de West, Tommy Muska. Até as 2 horas desta quinta-feira (meia-noite no Texas), ele afirmou que não tinha informações sobre a quantidade exata de mortos e feridos.

Devido ao risco de uma nova explosão, as autoridades de West ordenaram a população local que evacuassem a cidade. West cerca de 2.700 habitantes e fica localizada a 30 quilômetros de Waco e a pouco mais de 100 quilômetos da região metropolitana de Dallas.

Confira o vídeo da explosão na fábrica no Texas:

(Com agências EFE e France-Presse)