PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Exército da Argentina resgata quatro homens presos há semanas em salina

Condições meteorológicas extremas, que levaram à formação de uma camada de 2m de neve no chão, impediram saída dos funcionários da Salina Berrini

Por Da Redação
Atualizado em 9 jul 2024, 19h24 - Publicado em 8 jul 2024, 13h36

Um helicóptero do Exército Argentino resgatou neste domingo 7 quatro trabalhadores da Salina Berrini, na província de Santa Cruz. O grupo estava preso no local há semanas devido a condições meteorológicas extremas, com uma nevasca que formou uma camada de quase dois metros de neve no chão.

O pai de um dos funcionários da salina, Andrés Miranda, acionou o Comitê de Operações de Emergência (COE) após não conseguir se comunicar com o filho por mais de duas semanas. 

“Essa operação foi realizada porque o senhor Miranda não se comunicava com o filho há semanas e também porque o pai sabia que eles estavam sem gasolina. Por isso tivemos pressa de chegar (até eles)”, explicou Sandra Gordillo, subsecretária de Proteção Civil.

Cálculo delicado

Os funcionários Luis Alexandro Godoy, 29 anos; Juan Miranda, 24 anos; Víctor Osvaldo López, 22 anos; e Gaulo de María, 62 anos, foram resgatados na estância Dos Lagunas, onde funciona a Salina Berrini. Dois deles estavam com a saúde debilitada devido ao frio e foram atendidos por uma equipe médica após a operação do Exército.

A grande quantidade de neve impossibilitou o acesso das equipes de resgate por terra. Assim, os homens precisaram ser alojados em um contêiner adaptado, e depois içados de helicóptero. “Queríamos entrar com as máquinas, mas foi impossível, porque havia locais com quase dois metros de neve”, disse Gordillo.

Continua após a publicidade

Segundo relatos dos trabalhadores, todos foram juntos até o centro da fazenda Dos Lagunas em busca de uma saída, mas não encontraram nada e retornaram ao posto para aguardar o resgate. 

Também neste domingo, uma operação semelhante aconteceu em uma província ao norte do país, onde dois trabalhadores da Companhia Mineira Los Pingüinos, Gustavo Huaychaqueo e Gustavo Mansila, fora resgatados por um helicóptero do Exército.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.