Exército britânico revoga proibição de uso de barba e bigode por soldados
Mudança indica avanço na 'modernização' do exército e pode ajudar a atrair mais jovens recrutas

O Reino Unido revogou nesta sexta-feira, 29, uma antiga regra que proibia soldados do Exército britânico de usarem barba ou bigode. Agora permitidos, os pelos faciais, no entanto, precisam estar bem aparados e vão ser rotineiramente verificados.
A mudança de diretriz, que é discutida já há anos, segue uma revisão da política do exército sobre a aparência pessoal dos militares britânicos.
“Chegar a um resultado demorou um pouco mais do que o esperado devido ao maior número de partes interessadas envolvidas, incluindo Sua Majestade, o rei, nossos políticos e nossos aliados”, disse o sargento Paul Carney, o suboficial mais graduado do exército, em entrevista à emissora britânica BBC.
Regras específicas
Apesar da liberação, pode haver algumas ocasiões específicas em que os soldados serão ser obrigados a fazer a barba. De acordo com o Exército britânico, os militares vão ser “instruídos a fazer a barba conforme as circunstâncias”, sem dar mais detalhes.
A nova diretriz pode também ajudar a atrair novos recrutas entre a geração mais jovem, que opta por usar barba e bigode com maior frequência do que a nas últimas décadas.
Acompanhando os tempos
Vários exércitos estrangeiros, como os da Dinamarca, Alemanha e Bélgica, já permitem que seus soldados cultivem barba. Em forças de outras religiões, como sikhs, muçulmanos e rastafaris, os militares já podiam servir com barbas cheias, desde que os pelos faciais não colocassem em risco sua eficácia operacional, saúde e segurança.
O secretário de Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, havia afirmado em uma entrevista à BBC no ano passado que proibição era “ridícula” e pediu à instituição que “se modernizasse”.
Em outras áreas militares do Reino Unido, o uso de pelos faciais já é permitido. Na Força Aérea Real, o uso de bigode e barba deixou de ser proibido em 2019, enquanto que a Marinha Real já permite o uso há vários anos.